A partir do dia 10 de março, voos com destino à Três Lagoas já não aparecem mais no sistema; Araçatuba, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Campo Grande, serão as opções para viajar
A Prefeitura de Três Lagoas alega ainda não ter sido informada formalmente sobre a possível suspensão de voos da Azul Linhas Aéreas na cidade. Ao Perfil News, o município ainda informou que o Gabinete do Prefeito irá encaminhar um ofício para solicitar informações sobre as notícias que estão sendo veiculadas extraoficialmente.
Para reforçar a nota da prefeitura, na quinta-feira da semana passada, o secretário, Marco Antonio Gomes Junior, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico, participou de uma reunião on-line com a empresa, onde foi discutido o alinhamento tarifário de pouso, decolagens e demais atividades da empresa. “Uma cidade que oferece 80% de ocupação nos voos e taxas municipais diferenciadas eu acho pouco provável o fim das operações da empresa no município. Ademais, a Azul, caso tomasse essa decisão, com certeza comunicaria a prefeitura com antecedência”, frisou o secretário ao Perfil News.
SUSPENSÃO NA TELA
Em consulta ao site da Azul é possível observar a suspensão dos voos com destino à Três Lagoas a partir do dia 10 de março.
Além do município sul-mato-grossense, a nova decisão da Azul também afeta a cidade de Ponta Grossa (PR). Como justificativa, a companhia relatou avaliar constantemente as operações em suas bases e ainda relatou o aumento dos custos operacionais causados por fatores como a alta do dólar e a disponibilidade de frota.
NOTA DA AZUL
“Como empresa competitiva, reavalia constantemente as operações em suas bases, assim como as possibilidades e necessidades de mercado, como parte de um processo normal de ajuste de oferta à demanda. Desta forma, a companhia irá suspender, a partir de 10 de março, as operações na cidade de Ponta Grossa (PR) e na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, devido a uma série de fatores como o aumento de custos operacionais causados pela crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e disponibilidade de frota. Os clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)”, diz nota encaminhada à imprensa.
IMPACTOS
A possível suspensão dos voos vai afetar diretamente os moradores de Três Lagoas e toda região, que é considerada a ‘ouro’ de Mato Grosso do Sul. A cidade é a primeira no ranking quando o assunto é exportação, já que abriga duas gigantes da Celulose, sendo a Eldorado e a Suzano.
Em breve, a região terá mais duas fábricas, sendo a Arauco, em Inocência, e a Bracell, em Bataguassu, aumentando ainda mais a economia da região, já conhecida como ‘Vale da Celulose’.
Suspender os voos vai afetar diretamente o setor e todos os moradores que constantemente usufruem do serviço. Todos os voos têm pelo menos 80% da capacidade utilizada. Não foi uma decisão da prefeitura, a qual alegou não ter sido informada, já que o contrato é renovado uma vez ao e ainda não venceu.
No site da companhia aérea, só é possível marcar voos para Três Lagoas até o dia 09 de março. A reportagem do Perfil News tentou marcar um voo saindo de Três Lagoas para o aeroporto de Viracopos e no sistema apareceu que nenhum voo foi encontrado.
O Perfil News apurou também que funcionários da empresa aérea que trabalham em Três Lagoas estão preocupados com prováveis demissões com a suspensão dos voos. Mesmo havendo possibilidade de transferência para cidades com vagas, a situação preocupa todos os trabalhadores.