Programa TransformAção já beneficia 55 associações comerciais em Mato Grosso do Sul
Nos dias 3 e 4 de fevereiro, o Encontro Estadual Sistema Faems reuniu lideranças do Sebrae/MS e do Sistema Faems para apresentar novas ações do programa TransformAção, que serão desenvolvidas ao longo deste ano junto às Associações Comerciais do Estado.
Durante os dois dias, na sede do Sebrae em Campo Grande, a exposição do planejamento trouxe uma perspectiva positiva para o desenvolvimento local dos municípios.
O programa TransformAção é uma parceria do Sebrae/MS com a Faems, criado para fortalecer o associativismo e oferecer soluções inovadoras às Associações Comerciais, além de apoiar micro e pequenas empresas. Estiveram presentes no encontro, lideranças das instituições e presidentes, diretores e executivos das Associações Comerciais e Empresariais filiadas à Faems.
A recapitulação do último ano sobre o programa foi feita pelo presidente do Sistema Faems e conselheiro do Sebrae/MS, Alfredo Zamlutti, que dialogou sobre como defender os interesses das associações. “Estar à frente da Faems há praticamente 11 anos é encarar a missão de unir e trabalhar em conjunto com nossas associações e promover o crescimento delas em cada cidade”, comenta.
Na ocasião, o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, destacou o papel estratégico das associações como provedoras de serviços para as empresas em expansão. “Nós estamos aqui para apoiar as associações, e ajudar naquilo que é fundamental, seu protagonismo junto dos pequenos negócios. Com a infinidade de soluções que o Sebrae tem, iremos preparar as associações para enfrentar novos desafios”, complementa.
Quem esteve presente também teve expectativas superadas com as histórias de sucesso de 2024 para colocar em prática ao longo deste ano. O representante da Associação Comercial de Iguatemi (Acini), Darcy Antônio da Silva, reforça a importância de desenvolver o comércio local em parceria com outras associações. “Quando nós trocamos informações e experiências, percebemos a dimensão que as ações têm em outras cidades, isso nos dá um combustível para agregamos no nosso portfólio e conseguir mais sucesso dentro da nossa associação”, destaca.
Também participaram do encontro os conselheiros do Sebrae/MS: Jaime Verruck, titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e Nilson dos Santos, vice-presidente do Sistema Faems.
Associações em conexão
Nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, existem 60 associações ativas e 55 já estão inseridas no programa TransformAção. Além dos benefícios já contemplados, a articulação com novos fornecedores, para trazer oportunidades e implantação de novos serviços também foram apresentados, como o lançamento do programa Empreender, que incentiva o empreendedorismo nos municípios.
![Sebrae e Faems unem forças para fortalecer o associativismo e impulsionar negócios em 2025 Sebrae e Faems unem forças para fortalecer o associativismo e impulsionar negócios em 2025](https://www.perfilnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/79945e22-bc21-45fa-b799-2fdcbe7f36ef.jpeg)
Cada associação atende às necessidades específicas dos seus associados. Por meio do programa, os principais desafios são identificados, permitindo um acompanhamento personalizado que fortalece a cultura do associativismo e aprimora o relacionamento com as redes municipais.
Com mais de 20 soluções disponíveis, a parceria entre o Sebrae/MS e a Faems oferece às associações cadastradas uma série de benefícios, como convênios, palestras e capacitações. Além disso, essa colaboração permite que o Sebrae amplie seu atendimento em todo o estado de Mato Grosso do Sul, enquanto as associações comerciais filiadas à Faems ganham ferramentas para fortalecer as micro e pequenas empresas, impulsionando o desenvolvimento econômico local.
Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.