Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, será exibido o documentário Mulheres na Ciência, às 9h, no auditório do Complexo EaD e Escola de Extensão, na Cidade Universitária. A sessão é gratuita e aberta à comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.
A data, criada em 2015, foi implementada pela Unesco e pela ONU-Mulheres, em colaboração com instituições e parceiros da sociedade civil, para reconhecer, valorizar e incentivar a participação de mulheres e meninas na ciência, tecnologia e inovação em todo o mundo.
Na Instituição, as mulheres representam a maioria em 2025. São 16.243 estudantes de graduação (55,6%) e 6.916 (61%) de pós-graduação, 786 professoras (49,4%), 845 técnicas (48,1%) e 266 colaboradoras terceirizadas (55%). Com o Programa Sou Mulher UFMS, diversas ações e iniciativas têm sido realizadas desde 2021 para garantir o ingresso, permanência e sucesso feminino na Universidade; incentivar os projetos de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação liderados por professoras e técnicas-administrativas; e promover um ambiente cada vez mais acolhedor e equitativo para as mulheres.
O documentário Mulheres na Ciência foi produzido pelo projeto MS +Ciência, uma iniciativa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania, e do Sebrae. A reitora Camila Ítavo é um dos destaques da obra, que foi lançada em 2024 e contém depoimentos de mulheres professoras, pesquisadoras, estudantes e gestoras que ocupam diferentes espaços na produção científica em MS.
O trailer oficial do Mulheres na Ciência e mais informações sobre o projeto podem ser acessados na página do projeto MS +Ciência.