Mais de 1.200 cidades ainda não possuem infraestrutura básica como backhaul de fibra óptica. Coordenador-Geral de Estudos e Conectividade do Ministério das Comunicações, Thyago Braun, abordou o tema no Webinar das Cidades Digitais com Prefeituras do Estado do Acre
Um dos grandes desafios no país é a falta de conectividade. Dos 5.570 municípios brasileiros, mais de 1.200 ainda não possuem infraestrutura básica como backhaul de fibra óptica. Foi o que destacou o Coordenador–Geral de Estudos e Conectividade do Ministério das Comunicações, Thyago Braun, durante participação no Webinar das Cidades Digitais do Estado do Acre, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), nesta terça-feira (11).
O encontro virtual, que contou com o apoio da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), reuniu lideranças municipais, gestores e servidores de mais de 50 Prefeituras. Participaram do encontro, transmitido ao vivo pela TVRCD, o canal oficial da RCD no YouTube, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Rio Branco, Ezequiel de Oliveira Bino, o Prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdelio Furtado, o Secretário de Planejamento da Prefeitura de Acrelândia, Jefferson Pontes, e a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Janaina Terças.
De acordo com o representante do MCom no evento, outro desafio é incluir digitalmente toda a população brasileira. “A gente sabe que tem regiões que não estão assistidas com essa inclusão digital. Recentes pesquisas demonstram que o brasileiro ainda não sabe, grande parte, mexer em redes digitais”, comentou o coordenador sobre o grande volume de golpes aplicados na internet. Segundo um pesquisa divulgada pela OLX, no último ano, os consumidores brasileiros tiveram prejuízo de R$ 3,5 bilhões com golpes em compras pela internet.
Entre os projetos relevantes para suprir essa demanda de conectividade, Braun destacou o Norte Conectado, que busca ampliar a infraestrutura de conectividade na região amazônica, o Wi-Fi Brasil, que oferece pontos gratuitos de acesso à internet em localidades remotas e o programa Computadores para Inclusão, que reutiliza equipamentos de informática para promover a inclusão digital em comunidades carentes. “Estamos fomentando soluções que levem conectividade e infraestrutura às cidades, permitindo o acesso à internet para a população e possibilitando o avanço de projetos de cidades digitais e IoT”, disse o coordenador.
Ainda de acordo com o coordenador, em breve os municípios poderão aderir ao projeto de Luminárias Inteligentes. A iniciativa, que está em fase piloto, integra luminárias com antenas 5G, wi-fi e câmeras de videomonitoramento, trazendo tecnologia de ponta para a gestão municipal.
O Prefeito de Marechal Thaumaturgo (AC), Valdelio Furtado, destacou os avanços que sua cidade tem alcançado na área de conectividade, mesmo com os desafios de estar distante dos grandes centros urbanos. “Conseguimos avançar tecnologicamente, temos vilas que, com a ajuda da Energisa, conseguiram desenvolver o uso da internet nas escolas e postos de saúde. Até pouco tempo, tínhamos dificuldade em fazer trabalhos administrativos em relação à internet, mas hoje, com o projeto Starlink, conseguimos melhorar nosso trabalho. Além de avançarmos também com as consultas online e estruturamos melhor nossa administração via sistema”, afirmou.
Desde o início da pandemia, em 2020, o Webinar RCD se consolidou como principal espaço virtual para troca de experiências sobre transformação digital no setor público, reunindo mais de 2.600 prefeituras em 26 estados brasileiros. “Levamos essas políticas públicas e ações desenvolvidas por gestores para que elas inspirem e sirvam de estímulo a outros municípios, isso é essencial para dotar as cidades de infraestrutura e serviços que facilitem e aprimorem a gestão pública e a vida das pessoas”, destacou o diretor da RCD, José Marinho.
O Webinar das Cidades Digitais do Estado do Acre está disponível na íntegra na TVRCD: https://www.youtube.com/redecidadedigital