27.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Lula é criticado por ambientalistas após fala sobre exploração de petróleo na Amazônia

Entidades ligadas ao meio ambiente reagiram à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial.

Conforme o site Metrópoles, a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional) e o Instituto Internacional Arayara criticaram a pressão política exercida pelo presidente sobre o processo de licenciamento de projetos que podem trazer danos ambientais.

Durante uma entrevista na manhã desta quarta-feira (12), Lula afirmou que quer entender se é possível explorar petróleo na Margem Equatorial e reclamou da demora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em autorizar o projeto.

“Nós temos de autorizar que a Petrobras faça pesquisa. Se, depois, a gente for explorar, é outra discussão. O que não dá é ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo parecendo que é um órgão contra o governo”, disse o presidente.

A Ascema Nacional classificou como “inadmissível” a pressão política exercida pelo presidente e destacou que as decisões do Ibama são baseadas em “critérios técnicos, científicos e legais”.

A entidade alertou que, desde 2012, é possível identificar áreas aptas ou não à exploração na região, por meio de uma Avaliação Ambiental de Área Sedimentar (AAAS). “Porém, não se tem notícias de pressão do Palácio do Planalto para que a AAAS saia do papel”, frisou a Ascema.

Já o Instituto Internacional Arayara lamentou a postura de Lula e argumentou que a fala “ofende” autoridades ambientais do país. “Para usarmos a expressão adotada pela maior autoridade do país, lenga-lenga é a postura dúbia de governantes que se dizem preocupados com o aquecimento, mas não resistem ao canto da sereia do poderoso setor de combustíveis fósseis, causa maior das mudanças climáticas que ameaçam o planeta”, disse o instituto.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.