As micro, pequenas e médias indústrias de Mato Grosso do Sul, participantes do Programa Brasil Mais Produtivo, através do Senai, em 2024, tiveram aumento de produtividade comprovado. Neste ano, o cadastro para receber consultorias gratuitas já está aberto e pode ser feito pela Plataforma de Produtividade (https://www.plataformaprodutividade.com.br/).
Com 70 atendimentos realizados no ano anterior, o Senai tem como meta atender, por meio do programa, mais de 180 empresas, no Estado, em 2025. No país, a meta é realizar 10,8 mil atendimentos.
De acordo com o consultor Alonso de Almeida Simões, os resultados contribuem para o fortalecimento dos negócios. “Cada empresa é um novo desafio. É importante destacar que sempre conseguimos alcançar ganhos de produtividade maiores que 20%. O segredo é observar o processo com uma ótica focada em desperdícios e implantar ferramentas e métodos que buscam mitiga-los, sempre buscando o aumento da eficiência operacional”.
O Brasil Mais Produtivo é um programa focado em apoiar a indústria brasileira na busca por eficiência, redução de custos e maior competitividade. Além das soluções do programa, há serviços oferecidos por parceiros, que abrangem áreas essenciais para o crescimento e modernização das indústrias, como eficiência operacional, redução do consumo de energia, aumento da sustentabilidade das operações, aceleração digital, automatização de processos, implantação de melhorias e identificação de novas oportunidades.
À frente da loja Cheiro de Bola, na Rua Bahia, em Campo Grande, a empresária Juliana Scharam foi um das contempladas pela última edição do programa. “A participação nos mostrou um cenário não só de números, mas de algo fácil de visualizar e tangível para a mudança. Com isso, colocamos em prática a proposta e obtivemos melhorias no resultado final, gerando satisfação financeira, além de benefícios para a equipe, em termos de motivação e entrosamento. Foi muito positivo”, avaliou.
A empresária destaca como pontos favoráveis das consultorias a redução de tempo no processo de produção, além do cuidado com as análises e testes das soluções mais compatíveis com o negócio.
O Brasil Mais Produtivo é o maior e mais abrangente programa de apoio à produtividade e à transformação digital dos negócios no país. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), reúne as principais organizações do setor produtivo e de inovação industrial.
O Senai e o Sebrae são os executores do programa, que conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).