30.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Secretaria de Gestão e Inovação visita as pastas de Saúde e Educação para dialogar com os servidores

O secretário municipal de Gestão e Inovação, Jardel Mattos, e o diretor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), Pedro Otávio Hirotuca, a pedido do prefeito Cassiano Maia, estão realizando visitas a setores e departamentos da Administração Municipal.

As visitas ocorreram na terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de fevereiro, e tiveram como objetivo dialogar com os servidores sobre o Decreto nº 1.070, que institui e regulamenta o sistema de compensação de horários por meio do banco de horas, o plano de cargos e carreiras, além de tratar de demandas específicas de cada setor.

Entre os locais visitados estiveram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Centro de Educação Infantil (CEI) Elízia Oliveira dos Santos e a reunião com os coordenadores da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Durante as visitas, a secretária de Saúde (SMS), Elaine Ferrari, juntamente com a diretora de Assistência à Saúde, Juliana Orsi, esteve presente e acompanhou as discussões junto aos servidores da SMS. Já na CEI, a secretária de Educação e Cultura (SEMEC), Angela Brito, participou do encontro e contribuiu com as pautas do setor educacional.

A secretária da SMS, Elaine Ferrari, destacou a importância desse diálogo: “As visitas aos setores de saúde são essenciais para fortalecer a comunicação entre a gestão e os servidores. Precisamos compreender as especificidades de cada cargo, as dificuldades enfrentadas no dia a dia e, principalmente, como podemos melhorar as condições de trabalho para garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população. As mudanças implementadas pela Prefeitura são importantes, e nosso compromisso é assegurar que sua aplicação ocorra de forma transparente e alinhada às necessidades dos nossos profissionais, sempre ouvindo quem está na linha de frente do atendimento.”

Angela Brito, gestora da SEMEC, também reforçou a relevância da escuta ativa dos servidores: “Esses momentos de escuta com os servidores têm sido de suma importância para construirmos um planejamento estratégico e participativo. Quando escutamos o outro, a chance de dar certo é muito maior e, consequentemente, teremos nossos servidores mais felizes e comprometidos com o sucesso do desenvolvimento e da aprendizagem das nossas crianças e adolescentes.”

DIÁLOGO E ESCUTA ATIVA DOS SERVIDORES

Segundo o secretário Jardel Mattos, a construção do decreto ocorreu de forma democrática, com amplo debate junto aos sindicatos representativos da categoria.

“O decreto foi publicado somente depois de ouvirmos e discutirmos sua funcionalidade com os sindicatos, como o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM) e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria (SINTED). Nosso compromisso é sempre garantir que as mudanças sejam benéficas para os servidores e para o funcionamento dos serviços públicos”, destacou o secretário.

Além do banco de horas, a gestão municipal também está conduzindo estudos para a revisão do plano de cargos e carreiras. Mattos ressaltou a importância de um planejamento de longo prazo para garantir estabilidade e valorização dos servidores.

“Estamos avaliando o impacto desse plano não apenas no primeiro ano, mas nos próximos 10, 15 anos. Queremos que o servidor tenha uma trajetória sólida dentro da Prefeitura, garantindo progressão e reajustes periódicos. Para isso, precisamos realizar cálculos detalhados e considerar o crescimento da receita municipal. Ainda não temos esses números finalizados, mas criaremos comissões com representantes de cada secretaria para aprofundar esse debate.”

COMPROMISSO COM A VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

O secretário enfatizou que a gestão municipal está focada na escuta ativa dos servidores para promover melhorias reais no ambiente de trabalho e na estrutura organizacional.

“Nossa meta é estar sempre próximo do servidor, ouvindo quem está na ponta, entendendo suas demandas e buscando os melhores encaminhamentos dentro da legalidade. Iniciamos nossos diálogos com os fiscais na última semana, e queremos ampliar esses momentos de diálogo não apenas com a SMS e na SEMEC, mas em todas as unidades de saúde, escolas e todos os setores da Prefeitura. Essa proximidade é essencial para construir uma gestão mais eficiente e alinhada às necessidades dos trabalhadores.”

Confira mais imagens na galeria:

Fotos: Prefeitura de Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.