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Três Lagoas
domingo, 23 de fevereiro de 2025

Os arranjos logísticos como mola propulsora do desenvolvimento da região Costa Leste do MS

Por: Diógenes Marques

A região Costa Leste do MS é privilegiada logisticamente, com sua posição estratégica fazemos divisa geográfica com 03 (três) grandes estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás e estamos à poucos quilômetros das divisas com Paraná e Mato Grosso.

Nestes estados concentram-se a maior parte da produção do agro brasileiro, com grande produção de soja; gado, cana de açúcar, café e florestas plantadas. Estes produtos dominam a balança comercial brasileira com suas exportações (US$ 164,4 bilhões / 2024, (fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária), fazendo circular riqueza e gerando milhares de empregos para país.

Os arranjos logísticos como mola propulsora do desenvolvimento da região Costa Leste do MS

Na Costa Leste não é diferente, temos grande produção de gado, florestas plantas e celulose, que inclusive lidera as exportações do MS (US$ 2,6 bilhões / 2024, (fonte: Portal Celulose).

Feito esta pequena análise e contextualização regional, precisamos focar no planejamento estratégico local, com a união dos municípios e seus gestores em busca de melhorias contínuas. Temos as obras da MS 320, o novo contorno rodoviário em Três Lagoas, interligando a BR 158 com a BR 262, a duplicação urgente da BR 262 de Três Lagoas à Campo Grande, os contornos rodoviários em Cassilândia e Brasilândia e tantas outras obras necessárias.

Somado a isso, temos a enorme expansão do setor da celulose na região com a recém inauguração de uma nova fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo (Suzano), a construção de uma nova planta em Inocência (Arauco), a eminente construção de uma planta em Água Clara (Bracell), uma planta em Bataguassu (Bracell) e uma duplicação em Três Lagoas (Eldorado Brasil).

Os arranjos logísticos como mola propulsora do desenvolvimento da região Costa Leste do MS
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Ainda, temos a possível retomada da UFN3 em Três Lagoas, uma fábrica de processamento de amendoins em Bataguassu, além da entrada de grandes investimentos do setor da citricultura em vários municípios da região, que trará a diversificação industrial, um grande fluxo de veículos pesados (caminhões) circulando por nossas estradas e municípios.

Com todos estes implementos industriais, a construção do Porto Seco Três Lagoas (EADI – estação aduaneira do interior), a ZPE Bataguassu (Zona de Processamento para Exportação) e a ativação efetiva da Rota Bioceânica (ligação do Atlântico com o Pacífico) cortando o MS e por consequência a região Costa Leste, teremos o incremento de milhares de veículos pesados transitando e a necessidade de antecipar aos impactos que poderão surgir.

Pátio regulador e moderador de caminhões

Os arranjos logísticos como mola propulsora do desenvolvimento da região Costa Leste do MS

Este é um do modelo de arranjo logístico imprescindível para nossa região, que já é pesquisado e estudado há mais de 10 ano, inclusive já foram identificados pontos nos municípios que se fazem necessário a implementação, como em Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas.

O Pátio é o local adequado para receber caminhões, servindo como pulmão para as indústrias e transportadoras, tem como atividade principal ordenar a chegada de veículos de cargas na cidade, tendo como função administrar o fluxo de veículos que se dirigem as indústrias ou somente estão em trânsito, proporcionando uma circulação racional e menos impactante.

Funciona como ferramenta de geração de riqueza para a localidade, auxiliando no aumento de arrecadação para o município, geração de empregos, na qualidade de vida da população, na melhoria e ordenação do trânsito.

Também é ferramenta estratégica social atuando como atenuante para externalidade que impactam a localidade com grande fluxo e acúmulo de caminhões, sendo aliado no controle de impactos sociais (exploração sexual infantil e prostituição), na saúde pública (DST’s, resíduos jogados nas ruas e acidentes) e segurança pública (assaltos, roubos, tráfico de drogas, acidentes e violência).

Feito estes apontamentos da vertiginosa industrialização da região Costa Leste do MS, com bilionários investimentos, com melhorias de infraestruturas em execução, outras por se fazer, somado ao start da Rota Bioceânica, é hora (passado da hora) dos municípios se organizarem e buscarem esta solução para auxiliar na redução de impactos, congestionamentos, segurança viária, tornando seu município atrativo para novos investimentos e sendo vitrine na vanguarda como um município que pensou e planejou para ser mais competitivo.


Tais medidas visam auxiliar na redução de custos logísticos, liderar a integração regional e o principal, utilizar todo o processo de desenvolvimento em prol do município de forma responsável e sustentável.

Para finalizar, compartilho um vídeo que resume brevemente os mais de 15 (quinze) anos de estudos dedicados a modernização das cidades e a melhoria dos territórios com a implementação de soluções inteligentes e sustentáveis.

O vídeo acima foi produzido em 2013, pensado à época para Três Lagoas. Há informações que já sofreram alterações, como, por exemplo, Três Lagoas é a 3ª economia do MS atualmente. Isso será atualizado em breve.
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