Cercamento de qualidade é a melhor solução para proteger as lavouras dos animais invasores
Produtores rurais de todas as regiões do Brasil se preparam para o início do plantio do milho, cultura fundamental para a alimentação e economia do país. A estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de colheita com mais de 119 milhões de toneladas do grão, com recuperação de 3,5% em comparação à safra anterior. “Para atingir esse excelente resultado, os agricultores precisam se atentar aos problemas que podem afetar a produção, entre eles a invasão de javalis e javaporcos na propriedade, pois o prejuízo é certo”, alerta Amanda Dione, analista de mercado agro da Belgo Arames.
Esses animais exóticos se alimentam de plantações diversas, especialmente de grãos, como milho e soja por terem produção em larga escala e, ao invadirem as fazendas, podem destruir uma grande porcentagem das lavouras, proporcionando sérios impactos econômicos para produtores. Essa perda afeta a produção de alimentos para a população e o setor de nutrição animal, além de indústrias que dependem dessa matéria-prima, como as usinas de óleos e de biocombustíveis – que ganham cada vez mais importância no Brasil e no mundo.
“Javaporcos são animais de difícil controle e extremamente nocivos, pois além de destruírem cultivos, o solo e as nascentes, se reproduzem rapidamente e se deslocam com facilidade, percorrendo muitos quilômetros por dia, o que torna muito difícil o mapeamento e controle das populações. Além disso, eles se adaptam rapidamente ao ambiente onde estão inseridos e não possuem predadores em potencial”, explica Amanda.
De acordo com a analista, a instalação de cercas de qualidade é a melhor solução para proteger as lavouras dos animais invasores. Essa proteção ajuda a reduzir as perdas imediatas e previne o estabelecimento de rotas de alimentação pelos javaporcos. A Belgo Arames, referência no mercado brasileiro de arames para cercamento rural, desenvolveu a cerca pronta Belgo Javaporco especialmente para a proteção das lavouras contra esses e também animais silvestres.
“Por ser uma tela com 11 fios horizontais com uma camada pesada de zinco, ela impede a passagem e possui alta resistência ao impacto de animais de médio e grande porte. Um cercamento de qualidade é a melhor solução contra os javaporcos e javalis. Dessa forma, não só a plantação do milho estará segura, como toda a propriedade”, finaliza Amanda Dione.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. A empresa possui plantas em Minas Gerais, nas cidades de Contagem, Sabará, Itaúna e Vespasiano; em São Paulo, nas cidades de Osasco e Sumaré e na Bahia, em Feira de Santana. Saiba mais em belgo.com.br