A Prefeitura de Ilha Solteira irá realizar uma campanha de combate à Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Conforme o site Ilha de Notícias, com 102 casos confirmados desde o início do ano, a ação tem como objetivo evitar o alastramento da doença e o surgimento de novos casos.
A aplicação do fumacê será realizada por três semanas, começando nesta quarta-feira (19), e ocorrerá às quartas e quintas-feiras, sempre às 17 horas. A rota de aplicação será a seguinte:
- Ás quartas-feiras (19 e 26 de fevereiro e 5 de março): Bairro do Morumbi até o CDHU, incluindo o Morada do Sol.
- Ás quintas-feiras (20 e 27 de fevereiro e 6 de março): Bairro Santa Catarina até a Câmara Municipal, incluindo os bairros Jardim Aeroporto, Nova Ilha, Ilha do Sol e Ilha Bela.
O que é o Fumacê?
O fumacê é um veneno pulverizado que será aplicado nas ruas, a partir das 17 horas, para combater o mosquito Aedes aegypti. Ele não será aplicado diretamente dentro das residências, mas nas áreas externas. A Secretaria de Saúde orienta que as portas e janelas das casas sejam deixadas abertas para que a fumaça possa entrar nos imóveis.
Embora o fumacê não cause danos aos humanos ou animais, é recomendado tomar precauções com os animais de estimação. Nos dias e horários previstos para a aplicação, é recomendado:
- Retirar os animais de locais próximos da rua ou isolá-los em um cômodo.
- Cobrir gaiolas e aquários.
- Retirar os pots de água e ração de lugares expostos, próximos da rua.
Ilha Solteira já registra 102 casos de Dengue em 2025, de acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica. As notificações já são 459, o que é maior do que o registrado ao longo de 2024, quando foram registrados 54 casos. No entanto, o número ainda é menor do que em 2023, que teve 239 casos positivos.