A Polícia Rodoviária Federal (PRF) emitiu um alerta sobre um golpe que está sendo aplicado em nome da instituição, com o objetivo de enganar motoristas e roubar dinheiro.
Conforme o site MS Todo Dia divulgou nesta sexta-feira (21), os criminosos estão enviando notificações fraudulentas por e-mail, SMS e WhatsApp, com informações pessoais das vítimas, tornando o golpe ainda mais convincente.
Os estelionatários enviam mensagens com boletos falsos para pagamento de multas e comunicados falsos sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mensagens incluem informações pessoais da vítima, como nome completo, número da CNH e valor da multa. Os boletos fraudulentos apresentam códigos de barras que direcionam o pagamento para contas bancárias dos criminosos.
A PRF informa que não envia boletos por e-mail, SMS ou WhatsApp. As notificações de multas são encaminhadas exclusivamente pelos Correios, para o endereço cadastrado no Senatran (Sistema da Secretaria Nacional de Trânsito).
Para se proteger, a PRF orienta que, ao receber qualquer notificação suspeita, a população não realize pagamentos e entre em contato com a instituição por meio do telefone 191 ou pelo site oficial da PRF.
Recomendações
- Desconfie de mensagens que solicitam informações pessoais ou dados bancários;
- Evite clicar em links ou abrir anexos de e-mails desconhecidos;
- Verifique a autenticidade dos boletos e comunicados antes de efetuar qualquer pagamento;
- Em caso de dúvida, entre em contato com os órgãos oficiais.