O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) já realizou a avaliação de qualidade de materiais para sinalização viária em 64 dos 247 municípios paranaenses indicados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), representando mais de 25% do total. O trabalho é resultado de uma parceria firmada entre as duas instituições, que busca proporcionar mais segurança nas vias urbanas e rodovias do Estado.
Único laboratório na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil a prestar esse serviço, o Tecpar possui experiência de mais de quatro décadas em avaliações de materiais para sinalização viária para o mercado público e privado.
O gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, Wellington Vechiatto, destaca que a parceria entre o Detran e o Tecpar fortalece a segurança viária dos municípios, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir o desperdício de recursos públicos.
“Com o laudo em mãos, os gestores podem gerir os recursos com mais eficiência, evitando a compra de materiais de baixa qualidade e sem conformidade técnica. Além de deteriorar rapidamente, os materiais inadequados podem colocar em risco a segurança de pedestres e motoristas. Por outro lado, os fornecedores são estimulados a vender somente materiais que estejam em conformidade com os padrões nacionais de qualidade”, explica.
Para realizar a avaliação de conformidade, um serviço que exige alto nível técnico, o instituto conta com profissionais especializados em Tecnologia de Materiais e equipamentos tecnológicos de alta precisão. “Essa certificação realizada pelo Tecpar contribui para que o Detran-PR realize entregas com a qualidade exigida pelas normas vigentes, proporcionando um trânsito mais seguro e eficiente”, comenta o diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado.
QUALIDADE
Para assegurar a qualidade da sinalização viária aplicada nas cidades, o Detran solicita ao Tecpar a análise em laboratório e emissão de laudo de conformidade de materiais de sinalização, como tintas, balizadores, placas, adesivos refletivos, entre outros.
O Tecpar também faz vistorias técnicas in loco, para verificar se a sinalização aplicada no local está em conformidade com a legislação vigente. Desde a celebração da parceria, em 2023, até fevereiro deste ano, 64 municípios já receberam a vistoria técnica do Tecpar.
“A manutenção da sinalização horizontal é essencial para garantir a segurança e a eficiência do trânsito nas cidades. A falta ou problemas na sinalização horizontal das ruas podem causar diversos impactos negativos no trânsito das cidades, incluindo aumento de acidentes, confusão e redução da fluidez do tráfego, impactos na segurança de pedestres e ciclistas”, alerta Vechiatto.
PARCERIA
O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito determina as dimensões e cores dos sinais viários usados no Brasil, e define como eles devem ser colocados. No Paraná, os municípios devem apresentar seu projeto de sinalização viária para ser avaliado e analisado pelo Detran, antes da contração.
O Tecpar é responsável por fazer a vistoria técnica junto às empresas que irão fornecer o material que será utilizado, conferindo se as especificações técnicas do Detran e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foram atendidas.
Depois que a sinalização de trânsito for instalada no município, o Tecpar vai até o local para fazer a inspeção e analisar as faixas de sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas). Por fim, emite laudo aprovando ou reprovando os materiais avaliados e sua aplicação.
Além da parceria com o Detran, o Tecpar também faz avaliações para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Polícia Militar do Paraná; e ainda atende prefeituras e setor privado.
Confira a lista dos municípios que já receberam a vistoria técnica do Tecpar:
- Andirá
- Arapoti
- Assis Chateaubriand
- Atalaia
- Braganey
- Cafezal do Sul
- Cambará
- Cambé
- Campo Largo
- Capitão Leônidas Marques
- Carlópolis
- Céu Azul
- Colorado
- Congonhinhas
- Douradina
- Doutor Camargo
- Floresta
- Florestópolis
- Godoy Moreira
- Goioerê
- Goioxim
- Guaraci
- Icaraíma
- Inajá
- Iretama
- Itambé
- Jaguapitã
- Jardim Alegre
- Jataizinho
- Lindoeste
- Loanda
- Lobato
- Lunardelli
- Mandaguaçu
- Marialva
- Marilena
- Maripá
- Marumbi
- Miraselva
- Nossa Senhora das Graças
- Nova Londrina
- Paranacity
- Piên
- Pitangueiras
- Planalto
- Prado Ferreira
- Primeiro de Maio
- Quedas do Iguaçu
- Rio Bom
- Sabáudia
- Santa Cruz de Monte Castelo
- Santa Izabel do Oeste
- Santa Lúcia
- Santa Mônica
- Santana do Itararé
- Santo Inácio
- São João do Caiuá
- São José dos Pinhais
- São Sebastião da Amoreira
- Sarandi
- Siqueira Campos
- Terra Rica
- Três Barras do Paraná
- Virmond