Uma segunda morte por dengue em Mato Grosso do Sul foi confirmada na última quarta-feira (26) pelo Ministério da Saúde. Segundo o site Campo Grande News, a vítima, uma idosa de 88 anos, morava em Nova Andradina e tinha doenças preexistentes, como diabete, problema renal e cardíaco.
A primeira morte por dengue no estado ocorreu em 16 de janeiro, em Inocência, e vitimou uma idosa de 76 anos. No total, foram registrados 804 casos de dengue positivos até 15 de fevereiro em Mato Grosso do Sul, de acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde.
As cidades de Ponta Porã, Chapadão do Sul e Costa Rica concentram a maioria dos casos de dengue no estado.
A Secretaria Estadual de Saúde também está investigando o primeiro caso suspeito de dengue sorotipo 4, que é o menos comum entre a população e preocupa devido à sua baixa circulação.
Todos os sorotipos de dengue apresentam os mesmos sintomas, incluindo dores de cabeça, no corpo e articulações, febre alta, diarreia e vômito.
A vacina Qdenga, disponível no SUS, protege contra todos os sorotipos da dengue e pode ser procurada em postos de saúde por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde.