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Três Lagoas
quarta-feira, 5 de março de 2025

Rota da Celulose: problema que se arrasta há décadas, leilão de rodovias em MS deve acontecer em maio

Leilão deve enfim providenciar melhorias na infraestrutura da BR-262 que passa por Três Lagoas; estrada é conhecida como ‘rodovia da morte’ devido ao grande número de acidentes

O novo edital de concessão da Rota da Celulose, que compreende trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267 e das estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, tem leilão previsto para acontecer no dia 8 de maio, em São Paulo. O projeto, que passou por uma revisão para aprimorar sua estrutura e garantir maior alinhamento com as demandas da sociedade e do setor produtivo, é um problema que se arrasta há anos e agora, tem previsão de investimento de R$ 10 bilhões.

Rota da Celulose: problema que se arrasta há décadas, leilão de rodovias em MS deve acontecer em maio

Conforme divulgado no site do Governo Federal, a concessão abrangerá 870,3 km de rodovias, que serão administradas por um período de 30 anos. O trecho cobre as regiões central e leste de Mato Grosso do Sul, onde está localizada a maior indústria de celulose do mundo.

Além disso, inclui os principais corredores rodoviários que conectam a capital, Campo Grande, ao Sudeste do país, beneficiando diretamente cerca de 1,2 milhão de moradores em nove municípios.

PROBLEMA HISTÓRICO DA BR-262, A ‘RODOVIA DA MORTE’

A infraestrutura precária da BR-262 é um problema que se arrasta há décadas, tornando-se um entrave para o desenvolvimento regional principalmente com a chegada das mega indústrias de celulose em Mato Grosso do Sul.

Apesar de promessas recorrentes em sucessivos governos, a rodovia continuou sem acostamento adequado, terceiras faixas, postos rodoviários e duplicações necessárias para suportar o crescente fluxo de veículos.

O problema se intensificou nos últimos anos com a expansão da indústria de celulose, iniciada há 18 anos com a entrada da fábrica Eldorado em Três Lagoas, e ampliada com a construção da nova unidade da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

A promessa de melhorias na BR-262 se repetiu em diferentes gestões, incluindo a do ex-presidente Michel Temer (MDB), que chegou a enviar ao então ministro Carlos Marun (MDB) para anunciar a obra. No entanto, as condições da via se deterioraram ainda mais com o aumento da movimentação de caminhões transportando eucalipto e celulose, elevando o risco de acidentes. Acidentes esses que são constantes na região.

A rodovia passou a ser conhecida como “Rodovia da Morte”, devido à alta incidência de colisões, muitas delas causadas por imprudência, como ultrapassagens em locais proibidos e excesso de velocidade.

Diante desse cenário, o governo estadual decidiu agir e, em parceria com a União, assumiu a gestão da rodovia, passando-a para controle estadual. Mesmo com a concessão e a previsão do leilão, especialistas alertam que a efetiva transformação da rodovia em uma via segura e moderna levará anos. Com a nova fábrica da Arauco em fase de construção, o fluxo de caminhões na BR-262 deve crescer ainda mais, tornando urgente a implementação das melhorias prometidas.

EDITAL DO LEILÃO

Entre as mudanças realizadas no novo edital, destaca-se o ajuste no cronograma de operação, ampliando os prazos para conclusão das obras essenciais, que agora deverão ser finalizadas entre o 6º e o 8º anos do contrato.

Diante do histórico de problemas, outra alteração importante é a garantia da construção do contorno de Três Lagoas pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Após a conclusão da obra, prevista para o 4º ano do contrato, esse trecho será incorporado à concessão. Além de novos contornos em Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Santa Rita do Pardo e Bataguassu.

INVESTIMENTOS E MELHORIAS

O projeto de concessão prevê diversas melhorias na infraestrutura das rodovias, incluindo:

– Duplicação de 115 km de rodovias;

– Construção de 457 km de acostamentos;

– Implementação de 245 km de terceiras faixas;

– Construção de 12 km de vias marginais;

– Implantação de 38 km de contornos urbanos;

– Construção de 25 acessos e 22 passagens de fauna;

– Alargamento de 20 pontes e obras de arte especiais totalizando 3.780 m².

Com essas intervenções, toda a malha viária contará com 100% de acostamento. A maior parte dos investimentos será realizada nos primeiros oito anos da concessão.

TECNOLOGIA

Para garantir maior segurança aos motoristas, serão implantados três pontos de parada e descanso para motoristas profissionais, localizados na MS-040, BR-262 e BR-267. Esses espaços oferecerão infraestrutura adequada para reduzir a fadiga dos condutores e prevenir acidentes.

O projeto também traz inovações tecnológicas para melhorar a fiscalização e a eficiência na cobrança de pedágios, incluindo:

– Implantação de pórticos de pedágio automático (Free Flow);

– Tecnologia de pesagem eletrônica dinâmica (HS-WIM);

– Instalação de 484 câmeras de reconhecimento óptico de caracteres (OCRs);

– Sistema avançado de comunicação com os usuários.

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