Durante a publicação dessa matéria, alguns moradores do Jardim Alvorada entraram em contato com o Perfil News relatando a falta de energia no bairro desde as 6 horas dessa quinta-feira (Ouça os áudios no arquivo abaixo)
Mais uma vez, a Elektro, empresa responsável pela energia em Três Lagoas, é alvo de reclamação. Desta vez, uma moradora que assumiu um imóvel teve sua luz cortada, devido conta em atraso no inquilino anterior. Porém, mesmo com a conta paga ela ainda vai precisar esperar uma semana para voltar a ter o serviço.

Sim, parece história de filme, mas é a vida real do três-lagoense. Em uma conversa com o Perfil News, uma moradora diabética, que precisa da energia para viver, comentou o drama que está enfrentando há dias.
O ‘pesadelo’ da moradora começou no último dia 10 de março quando a empresa foi até a casa que ela alugou e sem ser acionada, simplesmente cortou a luz da mulher. Ela precisa tomar insulina devido à diabetes e não consegue devido à falta de luz, já que os medicamentos precisam sem mantidos em ambiente refrigerado.

“Eles não me chamaram, mas ouvi os cachorros latindo e fui verificar. Aluguei uma casa e o inquilino deixou de pagar as contas. Expliquei a situação, disse que a conta não era minha, mas foram grossos e falaram que tinha que ir até a empresa”, lamentou.
A moradora foi até a Elektro na mesma hora. Explicou novamente a situação na empresa, relatou que era dependente de insulina e bombinha. Além disso, também tem um bebê de cinco meses.
“Mesmo sem dever nada, paguei uma conta que não era minha, pois eles falaram que se eu pagasse, eles ligariam a energia. Não ligaram e ainda me informaram que teria que esperar sete dias para ter luz novamente. Tomo insulina duas vezes por dia. Agora estou desesperada porque meu gelinho onde fica a insulina está acabando. Estou no escuro. Meus alimentos na geladeira estão estragando. Realmente não sei o que fazer”, explicou.
Não é a primeira vez que a Elektro é alvo de denúncias. Hoje pela manhã de quinta-feira (13), várias imagens chegaram até a redação do Perfil News, mostrando o descaso da empresa com seus clientes. As pessoas ficam ao relento, no calor em busca de atendimento.

“O pessoal fica na rua esperando atendimento no escritório da empresa. Idosos e pessoas com crianças nos braços precisam passar por esta situação”, ressaltou uma leitora do Perfil News. (veja foto acima)
DESCASOS
O Perfil News já havia relatado descasos da empresa com os moradores de Três Lagoas. Um município que é destaque na economia de Mato Grosso do Sul, mas não consegue oferecer um serviço digno de energia para a população que paga em dia os seus débitos.
Ano passado, as temperaturas fizeram aumentar o uso de equipamentos elétricos, levando ao aumento das contas de luz. Assim como em todo o Brasil, Três Lagoas não foi diferente, já que as temperaturas ficaram na ‘casa dos 40°C’’ várias vezes.
O motivo do aumento pode ser o consumo maior de energia elétrica com equipamentos como ar-condicionado, ventiladores e freezer, mas mesmo assim, moradores de Três Lagoas dizem que o consumo referente ao mês dos últimos meses foram absurdos.
A empresa responsável pela energia da cidade, constantemente é alvo de reclamações da população. Diariamente o Perfil News recebe denúncias de moradores que mesmo pagando mensalmente, não recebem pelos serviços. Ao contrário, ficam no escuro, no calor. Muitas mães relatam suas dificuldades com crianças. Idosos sofrendo com as altas temperaturas. Comerciantes perdendo trabalho por falta de energia.
“Paguei R$ 210 na conta de luz, sendo que só vou em casa dormir”, disse um leitor do Perfil News. “Na minha residência triplicou o valor que normalmente pago”, revelou outro internauta.
Uma leitora também ficou assustada com o aumento. Ela conta que costuma pagar R$ 160 pelo serviço, mas o valor subiu para R$ 550. Assim como ela, dezenas de leitores do Perfil News mostraram o descontentamento com os valores que precisam pagar, alguns, ainda explicam que não possuem ar-condicionado e mesmo assim, a conta de luz só aumenta a cada mês que passa.
Pagar caro por um serviço que custa caro é ruim, pior ainda quando paga caro e ele não é prestado de forma correta. Além do aumento das contas, leitores também denunciam a precariedade dos serviços oferecidos pela Elektro.
PAGA CARO E AINDA FICA SEM ENERGIA
O Perfil News também já denunciou a irresponsabilidade e falta de compromisso da Elektro com os consumidores, vindo do Bairro Itamarati, em Três Lagoas, quando a população ficou três dias sem energia, em um calor de mais de 40°C.

Na ocasião, alguns funcionários da Elektro estiveram reunidos com os vereadores de Três Lagoas, porém, pelo jeito, o que foi dito, foram apenas palavras ao vento.
Promotor de Justiça, Fernando Lanza, disse ao Perfil News, que já havia pedido explicações para que a Elektro se manifestasse dos constantes apagões que há muito tempo o três-lagoense enfrenta.
Lanza adianta que o Ministério Público disponibilizou um canal de denúncias (que pode acessado pelo: [email protected]) para que a população relate os problemas enfrentados devido à falta de comprometimento da Eléktro com seus consumidores.
A intenção é realizar uma ação coletiva contra a empresa responsável. Constantemente vários transformadores da cidade foram queimados. Ferramentas antigas, que aparentam não ter a devida manutenção. O aumento do consumo de energia elétrica pode ter sido um dos motivos do ‘caos’.
Os moradores contam que mesmo arcando com os compromissos, ficaram sem energia. Em um aplicativo da Elektro, foi disponibilizado o horário que ‘tudo voltaria’ ao normal, o que não aconteceu em outras ocasiões.
NO LIMITE
Mesmo a situação chegando ao limite para que a Elektro tomasse alguma atitude, os problemas seguem os mesmos. Enquanto isso, moradores que pagam em dia suas contas, ficaram sem energia nos dias mais quentes, quando a máxima na cidade atingiu os 43°C.
Outras empresas que oferecem serviços em Três Lagoas, quando necessitam realizar algum trabalho com interrupção de serviço, avisam com antecedência o consumidor. Na contramão, A Elektro, além de não informar, também não cumpre com o que promete, já que várias pessoas continuaram sem energia após o horário que a responsável disse que retornaria os serviços.
Há muito tempo, as constantes quedas de energia em várias regiões de Três Lagoas têm sido uma ‘dor de cabeça’ para quem mora na cidade. Com duas fábricas de celulose e mesmo três termoelétricas no ‘quintal’, o município continua passando por dificuldades quando o assunto é energia.
ABUNDÂNCIA ENERGÉTICA

O Perfil News, sempre publica diversas situações que a população, mesmo pagando os seus impostos, é obrigada a passar. A situação é trágica, já que Três Lagoas possui abundância energética, com a Usina Hidrelétrica de Jupiá, Termoelétrica Luis Carlos Prestes – Petrobras e a Usina Onça Pintada, da Eldorado Brasil. A cidade é um dos municípios que mais consegue gerar energia elétrica e parece piada a população enfrentar velhos problemas constantemente.
Além disso, mesmo com as constantes quedas de energia em diversos bairros de Três Lagoas, a Elektro sequer publica uma nota de esclarecimento, divulgando as causas para a população que paga as suas contas mensalmente.
A empresa responsável pela distribuição de energia em Três Lagoas, a Elektro nem sempre responde aos questionamentos da população e muitas vezes, nem da imprensa. O Perfil News já tentou entrar em contato várias vezes, mas não consegue respostas. O canal segue aberto caso a empresa queira se manifestar.