Dando continuidade à agenda de eventos em celebração ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (SGI), realizou no dia 17 de março mais uma ação do projeto “Mês das Mulheres – Voz que Transforma”. O evento aconteceu na Câmara Municipal e teve como foco a conscientização, motivação e o empreendedorismo feminino.
A programação contou com palestras, sorteios e um coffee break especial para as participantes. Um dos destaques foi a palestra da delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Três Lagoas, Sayara Quinteiro Martins, que abordou o tema “Violência Contra a Mulher: Quebrando o Silêncio e Construindo uma Cultura de Respeito”. A delegada discutiu a Lei Maria da Penha, e destacou a importância da rede de apoio no enfrentamento da violência contra a mulher.
Durante sua apresentação, a delegada trouxe dados alarmantes sobre o feminicídio na região. Entre 2015 e 2023, Três Lagoas registrou cinco casos, enquanto em 2024, foram registrados quatro casos, com vítimas entre 30 e 50 anos. Mato Grosso do Sul ocupa atualmente o segundo lugar no ranking nacional de estados com maior índice de feminicídio, registrando 1,21 mortes por 100 mil habitantes, ficando atrás apenas do estado vizinho, Mato Grosso, com 1,23 casos.
A segunda palestra do evento foi ministrada por uma psicóloga Edilene Camargo, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que trouxe o tema “Motivação e Empreendedorismo Feminino”. Durante sua fala, a palestrante destacou o programa Sebrae Delas, que visa acelerar e fortalecer o empreendedorismo feminino. Ela ressaltou que, além de empreender no setor comercial, é essencial que as mulheres também empreendam em suas carreiras, buscando capacitação e se destacando no mercado de trabalho, independentemente do setor em que atuam.
O secretário municipal de Gestão e Inovação, Jardel Mattos, ressaltou a importância das ações promovidas pela SGI ao longo do mês, mencionando a Caminhada pela Paz realizada no último sábado, dia 15, que reuniu mulheres empreendedoras, associações de artesanato e outras instituições parceiras. Segundo o secretário, a iniciativa tem o objetivo de dar visibilidade às questões femininas e promover uma cultura de respeito e igualdade.
Jardel reforçou que a programação do “Mês das Mulheres – Voz que Transforma” continuará ao longo de março com diversas atividades voltadas ao público feminino.
Confira as imagens na galeria:
















Fotos: Prefeitura de Três Lagoas