O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que, caso necessário, seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, poderia solicitar asilo nos Estados Unidos e que o presidente Donald Trump concederia imediatamente.
“Ninguém falou em asilo ainda. Mas se for o caso, ele pede. Ele pede e o Trump dá imediatamente para ele”, declarou Bolsonaro. A afirmação foi feita após Eduardo Bolsonaro anunciar sua licença do mandato para permanecer nos EUA, alegando ser alvo de perseguição política no Brasil.
Bolsonaro também criticou a concentração de poder no país, especialmente em relação ao ministro Alexandre de Moraes, e disse que seu filho poderá contribuir mais com a luta pela liberdade estando fora do Brasil.
“Ele tem essa preocupação de continuar lutando pela liberdade pelo seu país lá fora. No meu entender, ele pode nos ajudar muito mais lá do que aqui dentro”, afirmou o ex-presidente.
Para Bolsonaro, Eduardo decidiu permanecer nos EUA para buscar formas de ajudar o Brasil a “retornar à sua normalidade democrática”. “Eu também entendo que apenas internamente não temos como sair dessa situação que nos encontramos, em que uma pessoa manda em tudo”, concluiu, referindo-se a Moraes.