Mega indústria com investimento bilionário promete transformar município em potência socioeconômica e gerará 6 mil empregos diretos após inauguração
Inocência, conhecida como a “Cidade do Romance”, viverá um momento histórico no dia 9 de abril com o lançamento da pedra fundamental do Projeto Sucuriú, da Arauco. O empreendimento bilionário promete transformar a realidade socioeconômica do município de pouco mais de 10 mil habitantes, consolidando-se como o maior investimento privado da região.
O Projeto Sucuriú representa a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil, com um aporte de US$ 4,6 bilhões na construção de uma planta industrial moderna e sustentável. A fábrica terá capacidade para produzir 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose por ano e será instalada em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade, às margens do Rio Sucuriú.
Os impactos na economia local serão gigantescos. Com a previsão de geração de até 14 mil postos de trabalho durante a construção e cerca de 6 mil empregos diretos após a inauguração, praticamente 40% da população de Inocência será absorvida pelo empreendimento. Isso significa que um contingente de 3 a 4 mil habitantes da cidade poderá ser diretamente beneficiado com empregos na fábrica e suas operações logísticas e florestais.
SUSTENTABILIDADE
Além da transformação no mercado de trabalho, o projeto promete impulsionar a arrecadação municipal, atrair novos investimentos e fortalecer a infraestrutura da região. A sustentabilidade também é um pilar essencial: a Arauco afirma que monitora e respeita a biodiversidade local, realizando mapeamentos ambientais para conservação da fauna e flora nativas.
Outro destaque do empreendimento é sua autossuficiência energética. A planta terá capacidade de gerar mais de 400 megawatts (MW) de eletricidade, sendo aproximadamente 200 MW destinados ao consumo interno e o excedente suficiente para abastecer uma cidade de mais de 800 mil habitantes, que será injetado no sistema elétrico nacional.
O início das obras de terraplanagem ocorreu em 2024 e a previsão para o início das operações é o final de 2027. O evento de lançamento da pedra fundamental representa, assim, um marco não apenas para Inocência, mas para todo o estado do Mato Grosso do Sul, que se firma cada vez mais como polo estratégico para o setor de celulose e papel no Brasil.