29.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 28 de março de 2025

Prédio de Alfandegamento da ZPE de Bataguassu deve ficar pronto em novembro de 2025

A obra está sendo construída pela empresa Galvan Filho Engenharia possui 72.467 m2

O prédio da primeira indústria à ZPE (Zona de Processamento de Exportação), em Bataguassu, já tem data definida para ficar pronto. Conforme informou Germano Augusto Silva, diretor presidente da Egezpe, a construção será concluída antes do prazo estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços/Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação.

ESTRUTURA

A obra está sendo construída pela empresa Galvan Filho Engenharia possui 72.467 m2, sendo a primeira fase que compreende galpão aduaneiro, escritórios administrativos e de órgãos governamentais, portaria, vivência caminhoneiros, pátio para contêineres, pátio para cargas perigosas e estacionamentos. Conforme explicou o engenheiro Galvan Filho, a maior parte dessa metragem será de pátios e estacionamentos.

Prédio de Alfandegamento da ZPE de Bataguassu deve ficar pronto em novembro de 2025
Paralelamente à construção física da obra, máquinas trabalham no arruamento, pátios e estacionamentos do empreendimento (Foto: Divulgação)

No último dia 12 de março, uma publicação no Diário da União deu um prazo de um ano para o prédio do megaempreendimento ficar pronto, mas ao Perfil News, a empresa disse que vai adiantar a construção, finalizando em novembro deste ano. Ou seja, cinco meses antes da data prevista.

POTÊNCIA ECONÔMICA

Não há dúvidas que a região leste é a maior potência econômica do Estado. Com as mega indústrias de celulose as cidades da região se tornaram o maior eixo de exportação de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, por exemplo, é a cidade que mais exporta no MS, ficando na frente até da Capital, Campo Grande. 

A região já ficou conhecida como ‘Vale da Celulose’. Além das indústrias já implantadas, outras em breve entrarão em operação na região onde Três Lagoas está localizada. 

Em Bataguassu, por exemplo, cidade distante 120 quilômetros de Três Lagoas e de São Paulo, deve ser mais um dos municípios que vai disparar economicamente muito em breve.

O primeiro prédio está sendo construído as margens da rodovia MS-395, sentido Bataguassu a Brasilândia. A intenção dos empresários é já iniciar as atividades assim que as obras estiverem concluídas.  

Mas afinal, qual a importância da ZPE em Bataguassu?

Prédio de Alfandegamento da ZPE de Bataguassu deve ficar pronto em novembro de 2025

Todas as empresas que se instalarem na cidade, via ZPE, em um raio de até 30 quilômetros de distância, conseguem vários benefícios fiscais, alfandegamento e isenção da Receita Federal para produtos de exportação.  

Através da BR-267, Bataguassu está na ‘mira’ da Rota Bioceânica. Empresas conseguem exportar produtos, principalmente para o mercado asiático, com uma economia de quase 9 mil quilômetros através do Chile. A ZPE é uma grande largada para o desenvolvimento de Bataguassu.  

Assim como Três Lagoas cresceu economicamente com a chegada das grandes fábricas de celulose instaladas na cidade, a ZPE de Bataguassu também está pronta para receber mais investidores e transformar o cenário econômico da região.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.