Oferta de cursos de qualificação e parcerias com empresas do setor sucroenergético. Essas são as ações que o Senai apresenta na Expocanas, em Nova Alvorada do Sul. Entre os dias 25 e 27 de março, a cidade recebe a terceira edição do maior evento de bioenergia do Estado. O estande do Senai conta com unidade móvel de mecânica a diesel, um dos vários cursos disponíveis para quem deseja atuar no ramo.
O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, participou nesta terça-feira (25/03) da cerimônia de abertura da feira, que contou com a presença de autoridades e representantes de empresas e entidades ligadas ao segmento. O representante do Senai destacou o trabalho em parceria realizado com as empresas do ramo sucroenergético.
“Estamos trazendo à Expocanas 2025 toda a expertise do Senai em nível estadual e nacional, desde o plantio, controle, desenvolvimento de fornecedores, qualificação de mão de obra e parcerias com empresas do ramo sucroenergético para trazer mais produtividade e inovação. O Senai é um agente de tudo o que a Fiems faz em Mato Grosso do Sul”, afirmou.


Potencial sucroenergético
O presidente da Biosul, Amaury Pekelman, destacou as perspectivas para o futuro da bioenergia em Mato Grosso do Sul.
“O setor já vem desenvolvendo novas tecnologias, como o biometano e o combustível de aviação. A Biosul está somando esforços para atrair novas fábricas ao Estado, e para isso contamos com o apoio da Federação das Indústrias e o incentivo do governo do Estado para as empresas se instalarem aqui. Esse papel é muito importante para fazer com o que o Estado cresça ainda mais”, declarou Amaury.
O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, enalteceu as parcerias que permitem a realização de eventos como a Expocanas.
“Sem parceria a gente não faz um evento desse porte, que aproximam poder público, iniciativa privada e Sistema S. Este é um setor relevante, que reúne 17% do PIB estadual, que tem investido e gerado demanda para novas empresas, para outros setores industriais e por mão de obra qualificada. À medida que temos um setor pujante, esses parceiros também são demandados para oferecer seus produtos e serviços”, disse Jaime.


Setor de bioenergia em MS
Mato Grosso do Sul é um dos líderes nacionais na produção de energia limpa e renovável, com destaque para a produção de etanol, açúcar e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar e do milho. Atualmente, o Estado conta com 22 usinas de bioenergia em operação e cerca de 50 fornecedores de cana, responsáveis por mais de 30 mil empregos diretos e presentes em mais de 40 municípios.
Nova Alvorada do Sul é o município que lidera o ranking das maiores lavouras de cana-de-açúcar do país.
A Expocanas reúne as maiores empresas e profissionais do segmento para evidenciar o que há de mais moderno para o setor, entre insumos, máquinas e equipamentos, estudos e pesquisas, inovação e tecnologia, desde o preparo da terra até a colheita e a industrialização.