A iniciativa faz parte da Estratégia de Educação da empresa, focada em dois eixos: Trajetória Escolar, que contribui para garantir acesso, permanência, aprendizado e conclusão da educação básica; e Inclusão Produtiva, que conecta jovens de 14 a 24 anos com educação profissional e ingresso ao mercado de trabalho.
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, formalizou parceria com a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo para impulsionar a educação básica e profissional no município. Assinado durante evento de lançamento de obras locais na última sexta-feira (21/03), o termo de colaboração estabelece metas como aumento da frequência escolar, melhoria do aprendizado, elevação da taxa de conclusão do ensino fundamental e médio e maior inserção de jovens em cursos técnicos e no mercado de trabalho.
A iniciativa integra a Estratégia de Educação da empresa, estruturada em dois eixos: Trajetória Escolar, com ações para garantir acesso, permanência e aprendizado adequado e conclusão da educação básica; e Inclusão Produtiva, que conecta jovens a oportunidades de ensino técnico/profissionalizante, ingresso a universidade e inserção no mercado de trabalho via programas como Lei de Aprendizagem, estágios remunerados e empregabilidade jovem. O público-alvo são adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, incluindo estudantes dos anos finais do ensino fundamental, do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa tem o potencial de alcançar aproximadamente 2.350 jovens.
Para Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, a companhia entende que a educação é um pilar fundamental para o crescimento sustentável de qualquer cidade. “Com essa estratégia, buscamos não apenas melhorar os indicadores educacionais, mas também criar oportunidades reais para que os jovens possam construir um futuro promissor. Nossa meta é garantir que mais jovens tenham acesso à educação de qualidade e às ferramentas necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Para isso, apostamos no bom relacionamento com as comunidades onde atuamos, na redução da pobreza e no fortalecimento da educação”, afirmou.
Para André Becher, gerente de Desenvolvimento Social da Suzano, a ação destaca a relevância da parceria entre os setores público e privado na promoção de mudanças positivas e duradouras na sociedade. “Estamos unindo esforços para fortalecer a educação básica, profissional e técnica, além de conectar os jovens ao mercado de trabalho. A educação de qualidade e a inclusão produtiva de jovens é uma alavanca estruturante para romper o ciclo da pobreza e ações como essa fortalecem os nossos compromissos rumo ao desenvolvimento social nos territórios onde atuamos”, enfatizou.
O prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moreira, também ressaltou a relevância da iniciativa para o município. “Temos um projeto de transformação da educação, melhoria da qualidade de ensino e, principalmente, um compromisso sério com a alfabetização nos anos iniciais, além de promover o conceito de cidadania entre nossas crianças e jovens. Todas as iniciativas que vêm para somar, tanto do setor público quanto do privado, potencializam esse trabalho. Por isso, a parceria entre a Prefeitura e a Suzano é essencial para fortalecer essas ações e gerar um impacto positivo na educação do município”, finalizou.
Conforme previsto no termo de colaboração assinado, a Suzano se compromete a disponibilizar equipe técnica especializada para a execução das ações, enquanto as Secretarias Municipal e Estadual de Educação serão responsáveis por garantir a participação dos educadores e o compartilhamento de dados para o monitoramento das metas.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br