Programação destaca os principais temas dedicados às mulheres sul-mato-grossenses
O Delas Day começou na tarde desta quarta-feira (26) e já apresentou em sua programação palestras que contemplam a diversidade do público feminino no estado. Às 15h30, a comunicadora Maria Cândida trouxe ao palco da plenária o tema “Economia prateada: Quem são os consumidores e empreendedores 50+”, que envolve toda forma de negócio liderada por mulheres com 50 anos ou mais e que se reinventam como empreendedoras.
Maria Cândida é um exemplo próprio da também chamada “economia da longevidade”. Ela transformou sua carreira de 30 anos no jornalismo para a de empreendedora. Depois de ouvir comentários como “seu tempo já passou”, buscou ajuda para a saúde mental e teve seu ponto de virada usando o celular e a câmera selfie para criar conteúdo digital. “Ao longo dos tempos, conforme eu fui envelhecendo, fui estudando não só o mercado feminino, como todos os movimentos do mundo. Nós 50+, estamos nos movimentando para começar uma nova vida”, destaca a palestrante.
A palestrante também reforça que o bem-estar deve ser uma prioridade na busca de uma melhor qualidade de vida, principalmente para as mulheres. “Precisamos de planejamento para começar. Eu tentei, voltei, caí e levantei, então, o que que eu faria de diferente hoje? Quem está aí nos 50+ vive um momento revolucionário, porque nós somos as primeiras a chutar a porta da menopausa, entendendo os sintomas, fazendo transição de carreira e querendo que a nossa vida seja transformada”.
Com a plateia cheia, a representatividade de Maria Cândida no mundo do empreendedorismo inspirou mulheres de todas as idades a pensarem em novas possibilidades de vida. AnaLice Torquato, 63, conhece a jornalista desde os tempos da TV e a acompanha em seus conteúdos diários pelas redes sociais. Empreendedora da saboaria Spasso Arte, ela está expondo no espaço da feira criativa do evento, junto com sua filha, Mariana Torquato, de 24 anos, e teve suas expectativas superadas com os nomes da programação deste ano.
“A gente ficou bem pertinho do palco. Cada uma traz uma história e representa alguma coisa para contar. O objetivo de tudo é um só, demonstra aquilo que acreditamos. Eu tenho quase 64 anos e não pretendo mais parar porque a certeza que tenho é que todo dia sou um pouco mais feliz por ter tantos sonhos”, comenta a empreendedora.
Além da palestra, a programação continua hoje (27) e durante o segundo dia do Delas Day, das 16h15 às 17h30, a empresa Du bem Sustentável irá entregar uma homenagem às mulheres 60+ do estado. A cerimônia especial celebra o protagonismo feminino nesta faixa etária e incentiva o cenário de oportunidades dessas mulheres.
Sobre o Delas Day
O Delas Day é um evento realizado conjuntamente pelo Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc, Senac), Insted, UFMS e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio da Faems, UEMS, AMEMS, Banco do Brasil, CMEC, Assomasul, Prefeitura de Campo Grande, TV Morena e Sistema OCB/MS. Com o mote “Jornadas que inspiram novas histórias”, a ação ocorre nos dias 26 e 27 de março, das 13h às 21h, no Bosque Expo, em Campo Grande.
A programação inclui palestras, painéis e workshops que abordam temas como liderança, diversidade, gestão empresarial e oportunidades de expansão e internacionalização, além de rodadas de negócios, atrações culturais e muito mais. O Delas Day é um espaço de inspiração, conexão e aprendizado para mulheres que buscam transformar suas trajetórias profissionais e pessoais. As inscrições para o segundo dia de evento podem ser feitas presencialmente ou pelo site oficial: delasday.com.br.