21.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de abril de 2025

Moradores denunciam abandono de terrenos e descarte irregular de lixo em Três Lagoas

Em vídeo encaminhado ao Perfil News, moradora registra cobra saindo de terreno sujo; também há relatos de animais peçonhentos invadindo casas e moradores cobram ações mais efetivas da Prefeitura Municipal

Por: Nathalia Santos

Relatos de inúmeros terrenos têm sido frequentes em Três Lagoas. Desta vez, uma leitora encaminhou registro preocupante ao Perfil News sobre a situação da limpeza pública (ou a falta dela) em um bairro da cidade. No vídeo encaminhado uma cobra sai da mata e passa pela rua.

Segundo ela, vários terrenos, tanto em bairros mais afastados quanto no centro, enfrentam cenário de abandono e acumulando sujeira. Essa situação tem favorecido o aparecimento de animais peçonhentos como cobras e escorpiões, além de ratos e do mosquito da dengue, que encontra um ambiente propício para sua proliferação. No último mês, a reportagem mostrou situação de imóveis abandonados que se tornaram “berçário” de dengue.

A moradora também aponta que parte da população descarta lixo irregularmente, muitas vezes no período da noite, em terrenos baldios ou até mesmo nas ruas. Segundo o relato, esse descarte inclui todo tipo de resíduo, desde sacolas de lixo doméstico até sofás velhos e entulhos de construções.

Nas redes sociais, leitores ironizam a situação: “Nem no rancho que meu pai mora aparece esse tamanho de cobra”, disse. Outra moradora desabafa: “A Cidade está abandonada, lixos e matos estão tomando conta”, afirma.

Moradores denunciam abandono de terrenos e descarte irregular de lixo em Três Lagoas

MULTAS SÃO APLICADAS, MAS TERRENOS SEGUEM SUJOS

A Prefeitura de Três Lagoas possui um sistema de multas para os donos de terrenos sujos, penalizando-os financeiramente quando não realizam a devida limpeza. No entanto, segundo a leitora, essa fiscalização se limita apenas à aplicação das multas, sem que haja a efetiva remoção da sujeira pelo poder público. Como resultado, os terrenos continuam acumulando lixo e permanecem abandonados. Conforme informações da prefeitura municipal, mais de 500 terrenos foram multados em 2025.

“Essa cena é normal aqui no bairro onde moro, pois há uma quadra inteira cheia de mato. Quando os donos resolvem passar a máquina, coisa que acontece uma vez por ano, os bichos saem e vão para as casas. A menos de uma quadra da casa da minha filha, que tem um bebê, havia uma cobra na sala, sem contar os escorpiões”, comenta o morador nas redes sociais.

Um caso emblemático na cidade envolve um terreno localizado no centro, de propriedade do Exército Brasileiro, que também estaria em situação de abandono e sem a devida limpeza.

PROBLEMÁTICA PARA A ECONOMIA?

A cidade de Três Lagoas é um importante polo industrial do país, liderando o ranking de exportação e abrigando indústrias de grande porte. Como a Eldorado Celulose e a Suzano. Juntas, essas empresas empregam diretamente mais de 12 mil pessoas, além de atrair investidores e trabalhadores de fora da cidade.

Moradores denunciam abandono de terrenos e descarte irregular de lixo em Três Lagoas

No entanto, quem chega a Três Lagoas muitas vezes se depara com uma realidade contrastante: uma cidade industrial de grande importância, mas com sérios problemas relacionados à limpeza urbana.

Diante desse cenário, a leitora sugere que a Prefeitura de Três Lagoas amplie suas ações, indo além das multas e promovendo a limpeza dos terrenos sujos. Uma alternativa proposta é incluir no IPTU não apenas a multa, mas também o valor da limpeza, tornando o processo mais eficaz e evitando que os terrenos fiquem abandonados por longos períodos.

A população também tem um papel fundamental na manutenção da limpeza da cidade, evitando o descarte irregular de lixo e denunciando situações de abandono.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.