36 C
Três Lagoas
domingo, 30 de março de 2025

Artesão pede doações de óleo usado para projeto social de produção de muletas e andadores de bambu em Três Lagoas

Iniciativa será financiada por meio da venda de óleo usado a empresa e beneficiará pessoas carentes da região

O artesão Claudemir Simão, natural de Tupã, interior de SP, mas morador de Três Lagoas desde 1989, está à frente de projeto social que visa fabricar muletas e andadores feitos de bambu para pessoas com dificuldades de locomoção no município. A iniciativa acontece em parceria com a igreja Santa Rita de Cássia.

Ao Perfil News ele explica que trabalha há décadas com a confecção de móveis e utilitários feitos de fibras naturais e artificiais e agora pretende aplicar seu conhecimento em uma causa solidária.

Vídeo: Divulgação

A iniciativa surgiu de uma conversa com o comunicador Carlinhos Albert Show, que atua na rádio local e frequentemente recebe pedidos de ajuda para obter equipamentos como cadeiras de rodas, muletas e andadores. Inspirado por essa demanda, Claudemir diz que decidiu usar sua experiência com bambu para criar alternativas acessíveis e de baixo custo.

PARCERIA COM IGREJA

O projeto será realizado em parceria com a Igreja Santa Rita de Cássia, onde o padre também relatou que muitas pessoas procuram ajuda para conseguir esses equipamentos temporários. Para viabilizar a confecção das peças, a iniciativa contará com a arrecadação de óleo de cozinha usado, que será vendido a empresas especializadas em reciclagem. O valor arrecadado será revertido na compra de materiais necessários para a produção. Ele explica que o litro do óleo usado é vendido a R$ 6.

“A ideia surgiu dessa necessidade que a gente vê no dia a dia. Sempre tem alguém que sofreu um acidente, especialmente motociclistas, precisando de uma muleta ou de um andador. Como eu já trabalho com bambu há muitos anos, percebi que dava para fazer algo acessível e eficiente”, explica Claudemir.

INÍCIO DA PRODUÇÃO

A fabricação das muletas e andadores de bambu terá início na segunda quinzena de abril. Algumas peças já foram confeccionadas e distribuídas anteriormente com a ajuda de Carlinhos Albert Show, mas agora o projeto será estruturado para atender um número maior de pessoas.

Claudemir ainda diz ao Perfil News tem uma vasta experiência no trabalho artesanal, atuando desde 1982 na produção de móveis, quiosques, gazebos e forros de bambu para arquitetura e decoração. Agora, ele vê nessa ação social uma forma de retribuir à comunidade o dom que recebeu.

“Eu não cobro nada pelo trabalho, porque acredito que Deus me deu esse talento e eu preciso usá-lo para fazer o bem”, afirma.

Para quem quiser doar óleo usado ou tirar qualquer dúvida, basta falar com Claudemir no (67) 99208-2244.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.