Alunos dos quintos anos da Escola Municipal Filinto Muller, estiveram na Câmara de Vereadores de Três Lagoas, na manhã desta sexta-feira (28), abrindo as atividades da Visita Guiada, em 2025. O programa, coordenado pela Escola do Legislativo, tem o objetivo de colaborar com a educação formal das crianças e adolescentes, reforçando os conhecimentos sobre os poderes da República e, principalmente, sobre a importância do Poder Legislativo municipal na construção de uma cidade desenvolvida e socialmente justa.
Os 89 alunos, todos do 5º ano do ensino fundamental, foram recepcionados pelo presidente da Câmara, vereador Tonhão que, em breves palavras sobre sua própria trajetória, destacou a importância da educação para as conquistas pessoais e sociais.


A.M, estudante de dez anos, afirmou que adorou a visita. “Foi muito legal ver tudo na Câmara e ter mais conhecimento”. Ele, que quer ser engenheiro de software, disse que já sabia sobre os três poderes, mas foi “muito bom reforçar”.
A coordenadora Simone Silveira, contou que, ao longo do ano, o tema dos três poderes entra nas atividades complementares para o 5º ano, porém sair do ambiente escolar representa uma experiência diferente e empolgante para os estudantes.
“Hoje, 6h30 já tinha metade deles, esperando na escola, com muita ansiedade pela visita. Estavam todos muito emocionados e lisonjeados pelo convite de vir. Para eles, os vereadores são pessoas muito distantes, vê-los ou conhecer onde trabalham, é uma experiência empolgante”, destacou Simone. Além dela, estiveram presentes os professores Robson Damásio, Sidmar Garcia e Karenn Lira.


A VISITA
A visita começa com atividades informativas mescladas com interação, visando fixar o conteúdo de forma lúdica. Enquanto a coordenadora da Escola do Legislativo, Mayara Zotelli, exibe slides com os conteúdos, ela vai questionando e provocando os alunos a expressarem os conhecimentos que já têm sobre os poderes, sobre a Câmara, a função e o trabalho de vereadores.
Alguns vereadores, os que estão presentes na Câmara Municipal durante a visita, passam pelo plenário ou recebem o grupo em seus gabinetes.
O projeto tem o apoio da Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), que fornece o transporte dos estudantes. Para saber mais sobre o agendamento das visitas, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo ramal (67) 3509-6375.

