Vereador do União Brasil, disse que requerimento partiu da necessidade de aumentar a conscientização da busca pelo cuidado da saúde dos homens
Por: Nathalia Santos
O vereador Daniel da Farmácia (União Brasil) apresentou um requerimento à Prefeitura de Três Lagoas solicitando a criação da Clínica do Homem, um espaço dedicado exclusivamente à saúde masculina no município. O pedido foi encaminhado à secretária de Saúde, Elaine Ferrari.
Atualmente, a cidade já conta com a Clínica da Criança, que atende às necessidades do público infantil, e uma unidade especializada no atendimento às mulheres. No entanto, segundo o vereador, é essencial oferecer um serviço voltado aos cuidados com a saúde masculina.
“A criação da Clínica do Homem seria de extrema importância para a cidade. Estudos mostram que menos da metade dos homens busca atendimento médico ao apresentar sintomas, e apenas pouco mais de 30% procuram um urologista”, destacou Daniel da Farmácia, citando uma pesquisa da Qualibest.
OBJETIVO
O parlamentar reforça que a iniciativa tem como objetivo ampliar os cuidados com a saúde dos homens do município, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce de diversas doenças.
Ao Perfil News, o vereador pontuou que muitas doenças acometem os homens e que poucos têm a iniciativa de cuidarem da saúde. Muitas das vezes, precisam de ‘empurrãozinho’ da esposa para procurar médico.

“Essa questão é que tem a clínica da criança, da mulher, e do homem não tem, porque o homem não se cuida. Ele vai mais impulsionado pelas esposas, mas, mesmo assim, não leva a sério. Tem ocorrido muitos casos de câncer de próstata e de intestino. Estamos buscando viabilizar isso para que tenha efetividade”, comentou.
O vereador afirma que o executivo Municipal é sempre sensível aos temas relacionados à saúde e acredita que a proposta deva ser levada adiante pelo prefeito Dr. Cassiano (PSDB).
“Se for necessário criar uma emenda, vamos buscar uma verba com deputados. É um projeto que vai agregar ao município. Temos visto gente nova, com 40 anos, com câncer, está sendo acometida, vamos buscar viabilizar”, disse o vereador que integra a Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa de Leis.