29.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 1 de abril de 2025

Daniel da Farmácia propõe criação de clínica do homem para prevenção do câncer em Três Lagoas

Vereador do União Brasil, disse que requerimento partiu da necessidade de aumentar a conscientização da busca pelo cuidado da saúde dos homens

Por: Nathalia Santos

O vereador Daniel da Farmácia (União Brasil) apresentou um requerimento à Prefeitura de Três Lagoas solicitando a criação da Clínica do Homem, um espaço dedicado exclusivamente à saúde masculina no município. O pedido foi encaminhado à secretária de Saúde, Elaine Ferrari.

Atualmente, a cidade já conta com a Clínica da Criança, que atende às necessidades do público infantil, e uma unidade especializada no atendimento às mulheres. No entanto, segundo o vereador, é essencial oferecer um serviço voltado aos cuidados com a saúde masculina.

“A criação da Clínica do Homem seria de extrema importância para a cidade. Estudos mostram que menos da metade dos homens busca atendimento médico ao apresentar sintomas, e apenas pouco mais de 30% procuram um urologista”, destacou Daniel da Farmácia, citando uma pesquisa da Qualibest.

OBJETIVO

O parlamentar reforça que a iniciativa tem como objetivo ampliar os cuidados com a saúde dos homens do município, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce de diversas doenças.

Ao Perfil News, o vereador pontuou que muitas doenças acometem os homens e que poucos têm a iniciativa de cuidarem da saúde. Muitas das vezes, precisam de ‘empurrãozinho’ da esposa para procurar médico.

Daniel da Farmácia propõe criação de clínica do homem para prevenção do câncer em Três Lagoas

“Essa questão é que tem a clínica da criança, da mulher, e do homem não tem, porque o homem não se cuida. Ele vai mais impulsionado pelas esposas, mas, mesmo assim, não leva a sério. Tem ocorrido muitos casos de câncer de próstata e de intestino. Estamos buscando viabilizar isso para que tenha efetividade”, comentou.

O vereador afirma que o executivo Municipal é sempre sensível aos temas relacionados à saúde e acredita que a proposta deva ser levada adiante pelo prefeito Dr. Cassiano (PSDB).

 “Se for necessário criar uma emenda, vamos buscar uma verba com deputados. É um projeto que vai agregar ao município. Temos visto gente nova, com 40 anos, com câncer, está sendo acometida, vamos buscar viabilizar”, disse o vereador que integra a Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa de Leis.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.