Com encontros em Campo Grande e Dourados, apresentação do programa conectou empreendedoras de vários segmentos
Com 36,9% de donas de negócios, número acima da média nacional, de 33,9%, Mato Grosso do Sul se destaca quando o assunto é empreendedorismo feminino. Para contribuir com o sucesso de mais mulheres à frente de micro e pequenas empresas, o Sebrae/MS iniciou um novo ciclo do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso.
Para marcar o início do acompanhamento, o encontro “Check-in Delas” foi realizado nesta quarta-feira (3), reunindo as inscritas do ciclo 2025 nas unidades do Sebrae em Campo Grande e Dourados. A programação contou com momentos de interação e com a apresentação das metodologias do programa, que neste ano tem como mote: “Empreenda a sua história”.
Mais de 70 participantes serão atendidas com uma metodologia personalizada, adaptada ao segmento e ao momento profissional de cada uma, sob a orientação de mentoras especializadas em internacionalização, economia criativa, turismo e gestão empresarial, por exemplo.
Segundo Vânia Bispo Torraca, gestora estadual do Sebrae Delas MS, o programa tem como objetivo auxiliar mulheres empreendedoras a equilibrar as diversas áreas da vida. “O Sebrae Delas é uma jornada voltada para o desenvolvimento dessas mulheres. Ele orienta o caminho que elas devem seguir, tanto como empreendedoras quanto como pessoas que enfrentam rotinas atribuladas”, destaca.
Além disso, Vânia ressalta o impacto das conexões geradas pelo programa, cujo ciclo atual conta, em sua maioria, com participantes estreantes. “A rede de networking é o que elas mais precisam e buscam. Toda a capacitação e o acompanhamento das mentoras fazem uma diferença incrível, mas o que as atrai são essas conexões. Essa possibilidade traz um novo fôlego para as veteranas de 2024 e um aprendizado essencial para as que estão começando agora em 2025”, disse.
A iniciativa do Sebrae/MS já se expandiu por todo o Brasil e promove conexões entre empreendedorismo feminino, diversidade e inclusão. Durante nove meses, as participantes recebem suporte personalizado para desenvolver seus negócios em diferentes mercados. A Jornada Essencial, por exemplo, adota uma abordagem híbrida baseada em diagnóstico empresarial para apoiar mulheres em transição de carreira ou que estão iniciando seus negócios.
Presente no encontro em Campo Grande, a psicóloga Ludnara Rodrigues soube por uma consultora do Sebrae/MS sobre a oportunidade no último dia das inscrições para o programa. Após participar do evento Delas Day – maior encontro para mulheres de Mato Grosso do Sul –, ela decidiu se inscrever na Jornada Essencial para impulsionar seu negócio. “Vi nisso a chance de me conectar com outras pessoas e encontrar um estímulo. Mesmo já tendo um negócio em andamento, é um desafio pessoal enfrentar essa jornada”, comenta Ludnara.
Já na Jornada Premium/ Premium DUO, a solução apoia negócios em expansão e fortalecimento de lideranças empreendedoras. Neste ano, um dos focos está direcionado ao tema da inteligência emocional, como conduzir as emoções na gestão de um negócio e foi uma das propostas que mais chamou atenção da empreendedora Dálquia Pedroso, dona do Kituts da Dal. “É uma jornada bem completa, porque a gente é empresa e também é pessoa, então eu quero tirar o maior proveito e tenho certeza que vou sair daqui com outra mente, com outras ideias bem definidas”, opina Dálquia, que há dois anos tentava organizar sua agenda para participar de um ciclo no Sebrae Delas.
A última jornada é a Global, que é limitada para a empresária que já está com tempo de mercado e busca novos horizontes, até expandir para fora do país. Nela, uma consultoria identifica os principais países que estão em busca de um serviço ou produto e realiza o contato com os possíveis compradores na participação de eventos e workshops. Ano passado, o Sebrae/MS realizou a primeira missão técnica internacional do Delas em Iquique, no Chile e em 2025, o pacote inclui a presença em rodadas de negócios dentro da Expo Brasil Paraguai, que acontecerá no Paraguai.
Durante o “Check in Delas” em Dourados, foi possível observar empreendedoras que já haviam feito o programa antes e decidiram participar mais uma vez. É o caso de Tati Espindola, proprietária da loja colaborativa de arte e economia criativa Como Se LLama e do Bar da LLama, localizados no município.
“Ano passado, o Sebrae Delas fez toda a diferença para mim e para o meu negócio. Foi um período de muito aprendizado, trocas incríveis e crescimento real. Quero viver isso de novo e continuar evoluindo. Espero aprender mais sobre gestão, inovação e estratégias para fortalecer meus negócios. Além disso, quero ampliar minha rede de contatos e parcerias, porque sei que essas conexões fazem toda a diferença no empreendedorismo. Ano passado fiz o programa em Campo Grande, o que me possibilitou conhecer muitas empreendedoras da cidade. Esse ano espero que o mesmo aconteça em Dourados”, pontua Tati.
Quem também decidiu repetir a dose foi Priscila Maria, engenheira agrônoma e empresária da floricultura on-line “Enflore-se”, que está em atividade há três anos em Dourados. “Minha principal motivação veio dos resultados positivos que obtive ao participar anteriormente. Segui todas as orientações e recomendações da consultora, me envolvi nos workshops e eventos, e isso fez toda a diferença no crescimento da minha empresa. Agora, quero dar um passo além”, acredita.
Apoio ao Empreendedorismo Feminino
Em 2024, o programa Sebrae Delas atendeu 181 participantes em Mato Grosso do Sul e 80% delas concluíram a metodologia.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, entre em contato pela Central de Relacionamento no telefone 0800 570 0800.