Depois do sucesso da primeira edição em Campo Grande, em março, o evento “NR-1 2025 – Principais mudanças e como sua empresa pode evitar riscos” irá percorrer o interior do Estado durante o mês de abril.
O encontro irá reunir especialistas em saúde e segurança no trabalho, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Sesi para apresentar às empresas as mudanças e os impactos da atualização da Norma Regulamentadora 1.
A rodada de encontros será realizada nas cidades de Dourados (11/04), Corumbá (15/04) e Três Lagoas (30/04). Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas e esclarecer pontos da NR-1. O Sesi foi uma das entidades que participou ativamente da reformulação da norma em nível nacional.
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Faça a inscrição pelo link https://bit.ly/nr1-sesims e garanta seu lugar.
Confira os locais, datas e horários do evento:
- Dourados
Data: 11/04 (sexta-feira)
Horário: 09h30 às 11h30
Local: Escola Sesi Dourados – Rua Waldomiro de Souza, nº 290 – Vila Industrial. Acesso pela rua Drº Vanilton Finamore.
- Corumbá
Data: 15/04 (terça-feira)
Horário: 14h às 16h30
Local: Escola Sesi Corumbá – Rua Nossa Sr.ª da Candelária, nº 1555 – Bairro Maria Leite
- Três Lagoas
Data: 30/04 (quarta-feira)
Horário: 9h30 às 11h30
Local: Escola Sesi Três Lagoas – Rua Angelina Tebet, nº 807 – Bairro Santa Luzia. Acesso pelo centro empresarial
Sobre a atualização da NR-1
A partir de 26 maio de 2025, as empresas brasileiras terão de incluir a avaliação de riscos psicossociais no processo de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho. A exigência é fruto da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A mudança destaca que riscos psicossociais, como estresse, assédio e carga mental excessiva, devem ser identificados e gerenciados pelos empregadores como parte das medidas de proteção à saúde dos trabalhadores. Empresas e entidades públicas que não se adequarem à nova regra estarão sujeitas a riscos operacionais, jurídicos e financeiros.
O que são riscos psicossociais?
Riscos psicossociais estão relacionados à organização do trabalho e às interações interpessoais no ambiente laboral. Eles incluem fatores como metas excessivas, jornadas extensas, ausência de suporte, assédio moral, conflitos interpessoais e falta de autonomia no trabalho. Esses fatores podem causar estresse, ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental nos trabalhadores.
O que muda com a atualização da NR-1?
A NR-1 já exigia que todos os riscos no ambiente de trabalho sejam reconhecidos e controlados, porém havia dúvidas sobre a inclusão explícita dos riscos psicossociais. A atualização esclarece o que os empregadores precisam fazer.
Caso os riscos sejam identificados, será necessário elaborar e implementar planos de ação, incluindo medidas preventivas e corretivas, como reorganização do trabalho ou melhorias nos relacionamentos interpessoais. Além disso, as ações adotadas deverão ser monitoradas continuamente para avaliar sua eficácia e revisadas sempre que necessário.