Na última sexta-feira, 4 de abril, a Câmara Municipal de Três Lagoas foi palco de um importante evento voltado ao debate e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação foi promovida pela Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul, com apoio da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O evento reuniu renomados especialistas da área da saúde para compartilhar conhecimento técnico e científico, com o objetivo de ampliar a compreensão sobre o TEA e suas diversas abordagens. Aberta ao público e com entrada gratuita, a palestra ofereceu certificado de participação, sendo direcionada a pessoas com TEA, familiares, profissionais das áreas de saúde e educação, além da população em geral.
A primeira palestra foi ministrada pelo médico, Dr. Almir de Souza Martins, pesquisador e especialista em doenças raras, ciências da saúde e genética, que abordou o tema “TEA: Genômica Funcional e Perspectivas”.
O médico pediatra e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dr. Durval Palhares falou sobre a “Prevenção e Melhora do Transtorno do Espectro Autista – TEA”.
E por fim, a médica psiquiatra e coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental de Campo Grande, Dra. Gislayne Budib Poleto, palestrou sobre “Avaliação Multiprofissional e o Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista – TEA”.
Durante o evento, também foi destacada a atuação do município de Três Lagoas no apoio às pessoas com TEA, por meio de leis específicas que promovem inclusão e qualidade de vida. São elas:
- Lei nº 3.931/2022 – Institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, comemorada a partir de 2 de abril;
- Lei nº 3.449/2018 – Estabelece a Política Municipal de Proteção aos Direitos das Pessoas com TEA;
- Lei nº 3.802/2021 – Garante o direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer, sem restrições.
Confira as imagens na galeria:








Fotos: Prefeitura de Três Lagoas