Municípios de até 20 mil habitantes em São Paulo tornaram-se mais assíduos em compras online, aponta pesquisa
Cidades pequenas podem ser promissoras para empresas que oferecem serviços voltados ao consumidor alavancarem seus negócios. Segundo a pesquisa Hábitos de Consumo pela Internet 2023-2024, realizada com residentes no Estado de São Paulo e divulgada pela Fundação Seade, o hábito de comprar online tornou-se mais comum em municípios com até 20 mil habitantes (75%) do que em áreas maiores, como o conjunto do estado (67%) e cidades com mais de 500 mil pessoas (68%). Esse dado revela o potencial das regiões com menor número populacional para o e-commerce.
“O comportamento dos consumidores tem mudado com o passar dos anos, especialmente após a pandemia do covid-19. Hoje, as pessoas se sentem mais seguras para realizar compras online por ser conveniente e prático. Com a facilidade de explorar catálogos digitais e encontrar praticamente tudo por meio de ferramentas de busca, as compras tornaram-se mais rápidas e acessíveis. Além disso, as lojas estão investindo em entregas mais ágeis, o que tem acelerado ainda mais essa mudança de hábitos”, comenta Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, primeira franquia brasileira de armários inteligentes.
O cenário positivo do e-commerce indica às empresas de serviços um ano promissor pela frente. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deve atingir um faturamento de R$ 234,9 bilhões em 2025. Para o CEO da Airlocker, as pessoas estão cada vez mais em busca de conforto e segurança no seu dia a dia, e isso se reflete também nas suas escolhas de compra, gerando um leque de possibilidades para os empreendedores.
“A Airlocker, por exemplo, registrou um aumento de 68% em armários implantados em cidades pequenas, com cerca de 1.100 entregas diárias nessas regiões — um crescimento de 82% em comparação com o primeiro trimestre de 2024. Esses resultados reforçam a crescente demanda por segurança e praticidade entre os moradores de cidades menores”, revela Elton.
Atualmente, a Airlocker conta com mais de 130 smart lockers instalados em cidades pequenas pelo Brasil.
Sobre a Airlocker
Fundada em 2019 em Porto Alegre (RS), a Airlocker nasceu com o intuito de oferecer maior praticidade e conveniência a moradores de condomínios e ao público que frequenta complexos comerciais, tornando-se a primeira franquia brasileira de armários inteligentes totalmente autogerenciáveis. Para o franqueado, a rede possibilita o gerenciamento do próprio negócio por meio de uma tecnologia de ponta e sem burocracias. Além de não precisar de funcionários, proporciona uma média de trabalho semanal de apenas 4 horas e conta com um suporte 24/7 para o software. Outro diferencial da marca é o marketplace no qual os franqueados podem disponibilizar serviços adicionais como parcerias com lavanderias, petshop e outros. A marca entrou para o franchising em 2022 e alcançou um faturamento de R$ 4 milhões em 2024. Hoje, com 128 unidades, a rede prevê chegar a 220 unidades e alcançar um faturamento de R$ 8 milhões.