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sábado, 19 de abril de 2025

Mesmo em crise, Correios gastam R$ 4 milhões na turnê do cantor Gilberto Gil no governo Lula

Apesar de enfrentarem uma grave crise financeira, os Correios destinaram R$ 38,4 milhões em patrocínios durante a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Somente em 2024, R$ 6 milhões foram direcionados ao festival Lollapalooza e outros R$ 4 milhões à turnê “Tempo Rei”, do cantor Gilberto Gil. As informações são do site Pleno News.

Segundo a estatal, o objetivo com o patrocínio ao Lollapalooza seria “fortalecer a imagem de inovação junto a um público jovem, que não teve tanta experiência com a empresa”.

A direção acredita que a associação à música e cultura poderia “agregar valor à marca” dos Correios, ao lado de um dos maiores festivais do país e do mundo.

Sobre o investimento na turnê de Gilberto Gil, os Correios alegam que a decisão foi estratégica, por se tratar da última série de apresentações do artista. A expectativa é de que cerca de 800 mil pessoas assistam aos shows no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Apesar dos investimentos em marketing cultural, os números da empresa são alarmantes. Em 2024, os Correios registraram um déficit de R$ 3,2 bilhões. Além disso, os repasses à Postal Saúde – plano de saúde dos funcionários – estão suspensos desde novembro de 2024, acumulando um rombo de R$ 400 milhões. Com isso, diversos hospitais deixaram de atender os beneficiários.

Os Correios são comandados desde agosto de 2023 por Fabiano Silva dos Santos, advogado ligado ao Grupo Prerrogativas. No ano anterior, a estatal já havia direcionado R$ 3,3 milhões a ações de patrocínio, incluindo R$ 400 mil para o Festival de Parintins (AM), R$ 500 mil para a Orquestra Criança Cidadã (PE) e R$ 350 mil para o Festival CoMA (DF), segundo informações da coluna Radar, da revista Veja.

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