Evento apresentou tendências como personalização de experiências, tecnologia e sustentabilidade, com foco em ampliar a presença do Estado no mercado internacional
Busca por conexões autênticas, serviços sob medida, jornada única para o viajante: essas são algumas das tendências globais no segmento do turismo, apresentadas aos empresários de Mato Grosso do Sul no “Inspira Mundi – Workshop Pós-Fitur 2025”, uma iniciativa do Sebrae/MS, realizada nesta terça-feira (9), em Campo Grande. O evento reuniu empresários e especialistas do setor para discutir as principais projeções internacionais e como aplicá-las nos negócios locais, reforçando a importância de o Estado se manter competitivo.
Com a participação de profissionais que estiveram na Feira Internacional de Turismo – Fitur Madrid 2025, um dos maiores eventos globais do setor, realizado anualmente na Espanha, o workshop trouxe insights valiosos sobre sustentabilidade, tecnologia e personalização de experiências – temas que estão moldando o futuro do setor. Para Mato Grosso do Sul, que tem no ecoturismo e no turismo de aventura seus principais atrativos, alinhar-se a essas tendências é essencial para atrair mais visitantes e gerar receita.
“O setor do turismo é um segmento vital para a economia de Mato Grosso do Sul, é composto por diversas pequenas empresas e o Inspira Mundi é uma forma do Sebrae trazer especialistas para compartilhar as melhores tendências e oportunidades globais, fortalecendo esses negócios e desta forma apresentar as tendências que irão auxiliar a transformar o mercado do turismo”, avalia a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, acredita que a iniciativa também é importante para sensibilizar os empresários para uma promoção mais efetiva dos destinos do Estado. “O mercado internacional ainda é pouco explorado por nossos empresários, seja por desafios logísticos ou de investimento. Por isso, trazer essa vivência para ‘dentro de casa’ é tão relevante. Muitos já atendem turistas estrangeiros, mas precisam se atualizar sobre as demandas globais para melhorar sua promoção e posicionamento. O objetivo final é preparar nossos empresários não apenas para receber bem o turista internacional, mas para que eles próprios possam participar ativamente de feiras e eventos no exterior, promovendo Mato Grosso do Sul com excelência”, pontua.
Tendências
O workshop, estruturado em três eixos principais – Gestão e Governança, Marketing e Comunicação, e Inteligência Artificial – buscou conectar empreendedores locais com as melhores práticas internacionais, a partir de insights trazidos por três profissionais de referência no setor: Richard Alves, especialista em estratégias para negócios e destinos turísticos, com experiência em mais de 100 destinos no Brasil e exterior; Thiago Akira, publicitário com MBA em Marketing e consultor de Marketing Digital no turismo; e Daniel Turbox, que atua há mais de 20 anos no turismo, com foco em inovação, transformação digital e gestão de negócios.
Durante o evento, os especialistas destacaram que o turista do futuro busca conexões autênticas e serviços sob medida. Não se trata apenas de oferecer um destino, mas de criar uma jornada única para o viajante. Na ocasião, o especialista Richard Alves apresentou um diagnóstico sobre o cenário turístico global. Entre os cases apresentados, chamou atenção a estratégia de países africanos, como África do Sul, que têm conquistado novos mercados através de participação ativa em feiras internacionais.
“Existe um crescimento global do turismo de natureza, segmento no qual Mato Grosso do Sul possui vantagem competitiva. A atuação conjunta entre governos e iniciativa privada tem sido decisiva para o sucesso na promoção turística. O Estado possui um potencial extraordinário em turismo de natureza, mas precisa transformar esse ativo em produtos bem estruturados e comercializáveis no mercado internacional é isso que reforçamos para o público”, explica Alves.
A participação em feiras e eventos globais foi apontada como estratégia para que o trade sul-mato-grossense possa ampliar sua presença no mercado internacional. O palestrante Thiago Akira foi enfático ao afirmar que os empresários locais já dominam a geração de negócios no mercado doméstico. O próximo desafio, agora, é replicar esse sucesso no cenário internacional. “Necessitamos urgente de mudança de mentalidade no setor turístico sul-mato-grossense. Uma das propostas deste workshop é justamente estimular os empresários locais a superarem barreiras psicológicas e logísticas para participarem ativamente das feiras internacionais de turismo e mostrar para o mundo o que nosso Estado tem de melhor”, reforça.
Já Daniel Turbox apresentou as principais tendências sobre Inteligência Artificial no mercado do turismo e destacou como as tecnologias de ponta podem revolucionar o setor turístico local. Ele enfatizou que o Brasil já domina o conhecimento e a implementação de soluções como inteligência artificial e automação em diversos setores, mas ainda enfrenta desafios na aplicação dessas ferramentas no turismo. “Estamos na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, mas precisamos adaptar essas soluções especificamente para o setor turístico”, disse.
Além de apresentar tendências, o workshop também mostrou caminhos para a aplicação prática no mercado local. Os participantes saíram do evento com ferramentas para modernizar seus negócios e atrair um público cada vez mais exigente. Para a consultora de turismo Greice Feliciano, muitos não têm oportunidade de participar das grandes feiras mundiais, então trazer essas informações para Mato Grosso do Sul permite que os empresários se atualizem e apliquem inovações em seus negócios.
“Como consultora, também me capacito constantemente para melhor orientar os empresários. E o Sebrae tem sido essencial nesse processo, tanto com eventos locais com conteúdos internacionais quanto organizando caravanas para feiras internacionais, onde nossos empreendedores podem mostrar seus produtos e trazer novidades para o estado”, acredita.
Mais informações sobre as ações do Sebrae estão disponíveis na Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800.