29.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de abril de 2025

Jaime Verruck revela que Bracell protocolou estudos para fábrica em Bataguassu e Água Clara

Empresa ainda não definiu local para novo investimento bilionário; porém movimentações estratégicas indicam interesse pela logística na região de Bataguassu

A empresa de celulose Bracell, a princípio, está priorizando Bataguassu para a construção de sua nova fábrica, deixando de lado o projeto anteriormente previsto para Água Clara. O investimento estimado é de US$ 4,5 bilhões, e representantes da empresa solicitaram apoio para melhorias na BR-158, que deve ter um aumento significativo no tráfego de caminhões com a instalação da indústria.

Durante a solenidade de lançamento da pedra fundamental da Arauco, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, conversou com o Perfil News, sobre a instalação da Bracell e adiantou que uma nova reunião deve acontecer para confirmar o posicionamento da empresa.

Jaime Verruck revela que Bracell protocolou estudos para fábrica em Bataguassu e Água Clara

A empresa está com dois processos de licenciamento. A Bracell tem dois projetos de instalação em Mato Grosso do Sul, sendo um em Bataguassu e outro em Água Clara. No início de maio, a empresa vai sentar com o governo do Estado para definir o cronograma, se vai trabalhar com uma ou se vai fazer os dois e qual o início da atividade. Talvez não haja espaço técnico para duas empresas, então provavelmente vai decidir uma que vamos licenciar um até o final do ano para começar em março de 2026″

LOGÍSTICA

Caso o empreendimento se concretize em Bataguassu, a produção de celulose será escoada por um trajeto de aproximadamente 270 km até Aparecida do Taboado, passando por Brasilândia, Três Lagoas e Selvíria. A previsão é de um aumento de 80 mil caminhões por ano nas rodovias da região, o que levou a Bracell a defender a recuperação da pista, inclusão de acostamentos e construção de terceiras faixas.

Jaime Verruck revela que Bracell protocolou estudos para fábrica em Bataguassu e Água Clara
Local onde a fábrica da Bracell poderá ser instalada em Bataguassu será às margens da BR 267 (Reprodução)

Todos nós sabemos que uma indústria de celulose precisa de água. Bracell já realizou compras de três fazendas em Bataguassu. As propriedades estão localizadas próximas ao Rio Paraná.

VISITA INSTITUCIONAL

Outro ponto que a fábrica deve ser instalada em Bataguassu, foi a visita da prefeita Wanderleia Caravina (PSDB), que foi até a indústria da Bracell em Lençóis Paulista no último dia 31 de março. A visita, de caráter institucional, teve como objetivo conhecer de perto a operação da unidade.

Jaime Verruck revela que Bracell protocolou estudos para fábrica em Bataguassu e Água Clara

A empresa informou que Bracell mantém o hábito de receber autoridades e representantes públicos em suas fábricas como forma de apresentar suas práticas operacionais, ambientais e de segurança, reforçando o compromisso da empresa com a transparência e o diálogo nas regiões onde atua

O projeto inicial previa a instalação da fábrica em Água Clara, com capacidade de produção de 2,8 milhões de toneladas anuais e expectativa de 10 mil empregos na fase de obras. No entanto, a empresa também solicitou estudos ambientais para Bataguassu e, desde então, os sinais apontam que a nova localização é a preferida para o investimento, onde a Bracell já possui cerca de 100 mil hectares de eucalipto.

DISPUTA SILENCIOSA

Se confirmada, a fábrica de Bataguassu será a quinta indústria de celulose em Mato Grosso do Sul, que já conta com unidades em Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo e Inocência. O setor cresce rapidamente no estado, impulsionado por investimentos expressivos e pela demanda internacional, consolidando Mato Grosso do Sul como um polo estratégico para a produção de celulose no Brasil.

Mas, por ora, a disputa silenciosa entre Água Clara e Bataguassu permanece em aberto, com os dois municípios mantendo expectativas quanto ao destino da nova megafábrica de celulose.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.