27.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 15 de abril de 2025

Três Lagoas esteve presente no 17º Seminário Nacional de Ouvidoria realizado em Recife

Três Lagoas foi representada no “17º Seminário Nacional de Ouvidoria”, pelo Cristiano dos Santos Pereira, ouvidor municipal. O evento foi realizado em Recife, reunindo anualmente especialistas e representantes de ouvidorias de todo o Brasil e da América Latina. Esta foi a terceira participação consecutiva do ouvidor municipal no evento, que neste ano contou com a presença de representantes de 24 estados brasileiros, além de ouvidores da Argentina, Chile e México.

“Foi uma experiência extremamente gratificante, que abordou temas essenciais para o presente e o futuro da ouvidoria, com foco nos mecanismos que facilitam o atendimento ao cidadão e o bom funcionamento das instituições”, destacou o Cristiano dos Santos Pereira.

O seminário contou com a presença de autoridades como o Ouvidor Nacional, o Ouvidor-Geral da União, a Ouvidora-Geral de Itaipu, o Ouvidor do BNDES e representantes das polícias militares e civis de diversos estados, incluindo Minas Gerais. Um dos principais temas em destaque foi a inteligência artificial (IA) e sua aplicação na modernização das ouvidorias públicas.

“A utilização da IA foi amplamente discutida e é fundamental para modernizar o atendimento. Voltamos com ideias e experiências para tentar implementar melhorias no atendimento ao cidadão três-lagoense”, afirmou Cristiano.

Uma mudança importante também foi anunciada, a ouvidoria de Três Lagoas deixará de estar vinculada à Coordenadoria-Geral de Ouvidoria e Boas Práticas (CGOB) e passará a integrar a estrutura do Controle Interno do município. A proposta de lei já está pronta e deve ser encaminhada à Câmara Municipal na próxima semana.

Segundo Cristiano Pereira, o Controle Interno, sob a responsabilidade de Giuliano, está em fase de estudos para adotar ferramentas baseadas em IA, visando à modernização e ao aprimoramento dos serviços prestados pela ouvidoria municipal.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.