A população diz que falta fiscalização no mais famoso ponto turístico da cidade. Atualmente, apenas um guarda cuida do espaço que é extenso
O vereador Daniel da Farmácia, do União Brasil, fez um pedido de indicação solicitando melhorias na Lagoa Maior, em Três Lagoas. Um deles seria a instalação de uma base móvel da Polícia Militar, ajudando a manter a segurança dos frequentadores do ponto turístico. As indicações foram realizadas na última sessão da Câmara Municipal, realizada nesta terça-feira (15).

Os pedidos foram destinados ao prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia (PSDB), e outras autoridades. Além do pedido da base, também foi solicitado a instalação de um bebedouro na Lagoa Maior, para atender a população e os animais dos cidadãos que ali se deslocam para a prática de esporte e o lazer.
PONTO TURÍSTICO

Três Lagoas, assim como o nome diz, é composta por três lagoas e a Maior é o ponto turístico mais frequentado da cidade. No último ano de sua administração, o então prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) fez vários investimentos na segunda lagoa, incluindo pista de caminhada e academia ao ar livre. O mesmo trabalho foi feito na Lagoa Maior, mas infelizmente, os vândalos destruíram melhorias realizadas pela antiga gestão.

A população diz que falta fiscalização no mais famoso ponto turístico da cidade. Hoje, apenas um guarda cuida do espaço que é extenso. Durante a noite, o local é muito frequentado por usuários de drogas, que acabam destruindo o patrimônio público. Alguns, inclusive, abordam pessoas na pista de caminhada para cometer delitos.
Além disso, a Avenida Aldair Rosa de Oliveira, via que ‘circula’ a Lagoa Maior, os condutores acabam abusando do excesso de velocidade. Capivaras e até cães já foram encontrados mortos após serem atropelados, já que a avenida acaba se tornando uma ‘pista de corrida’ madrugada adentro.
IDOSO FOI ATROPELADO DUAS VEZES
O local tem um posto da Polícia Rodoviária Federal, mas o espaço funciona apenas como um escritório e, mesmo assim, os motoristas não respeitam a sinalização. A população também diz que é preciso instalar redutores de velocidade, como lombadas, para evitar acidentes com as pessoas e com os animais que ali frequentam.

Inclusive nesta avenida que circula a Lagoa Maior, um idoso morreu após sofrer um acidente enquanto era atendido por socorristas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A vítima aguardava atendimento, quando foi atropelada por um condutor de uma motocicleta que trafegava em alta velocidade. Essa ocorrência foi registrada em janeiro de 2024 e teve como vítima fatal o idoso, Cláudio Francisco da Paz, de 62 anos. Ele morreu no hospital três dias depois de ser atropelado por um carro e uma moto.
IMPORTUNAÇÃO
Também outro fato já informado pelo Perfil News causou revolta na cidade. Uma mãe estava brincando com o filho no parque da Lagoa Maior quando foi abordada por um usuário de drogas que mostrou seu órgão genital a mulher e a criança. Desesperada, as vítimas precisaram deixar o local às pressas.

Outra reclamação é o excesso de som alto. Próximo a Lagoa Maior existem vários bares e lanchonetes, que abusam de música alta ultrapassando o horário permitido por Lei e causando transtorno a moradores que residem próximos ao ponto turístico.
O posto da Polícia Militar, que já havia sido solicitado pela população anteriormente chega em um bom momento para Três Lagoas. Com a unidade no local, vários problemas hoje enfrentados pela sociedade poderiam ser solucionados.
APOIO DA POPULAÇÃO
A solicitação foi recebida com entusiasmo pela população que está cansada dos problemas enfrentados na região do ponto turístico.
“Parabéns, amigo, Vereador Daniel da farmácia! Fui comprar meus remédios e conversamos um pouco e me disse que pediu mais segurança aqui na Lagoa Maior e está sendo atendido. Nosso cartão postal que necessita de cuidados é muito gratificante. Ainda comentei da velocidade dos veículos e motos que aproveitam aquele espaço entre o quebra-molas até o sinaleiro em frente a PRF e passam em alta velocidade. Aliás, a faixa de pedestres em frente a pista de skate está apagada”, disse uma leitora.
SEMÁFORO
Durante a sessão desta terça-feira, o vereador também pediu a instalação de um semáforo na rotatória do Shopping Três Lagoas para atender aos pedestres que se dirigem ao local e ainda para os pedestres que se deslocam naquela região.