A ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, desembarcou no Brasil na quarta-feira (16) após receber asilo diplomático concedido pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Heredia é esposa do ex-presidente peruano Ollanta Humala, ambos condenados por corrupção em um caso relacionado à Operação Lava Jato.
Conforme o site Pleno News, o casal foi sentenciado a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Humala compareceu à audiência judicial e foi detido imediatamente. Já Nadine não esteve presente no julgamento. Em vez disso, refugiou-se na embaixada brasileira em Lima, acompanhada do filho, Samir Mallko Ollanta Humala Heredia, que também atua na política e possui boa relação com o presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores (PT).
Segundo o Ministério Público peruano, o casal recebeu recursos ilícitos da construtora Odebrecht (atualmente Novonor) e da ditadura chavista da Venezuela, que teriam sido utilizados em campanhas eleitorais e em contratos de grandes obras públicas.
Logo após a divulgação da sentença, Heredia solicitou oficialmente o asilo diplomático ao governo brasileiro. O pedido foi aceito, e em coordenação com as autoridades peruanas, ela recebeu um salvo-conduto para deixar o país.
O transporte de Nadine e do filho foi feito por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), cuja operação foi custeada pelos cofres públicos brasileiros. A aeronave decolou de Lima por volta das 4h da manhã e aterrissou na Base Aérea de Brasília no fim da manhã desta quarta.
Nos próximos dias, Nadine Heredia deverá se reunir com autoridades federais na capital brasileira para tratar da regularização de sua entrada no país, bem como definir os próximos passos sobre sua permanência como asilada política no Brasil.