24.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de abril de 2025

Do convívio ao ataque: Morte de caseiro por ataque de onça reacende alerta para turistas em trilhas e rios de MS

Caso ocorrido em Aquidauana ganha repercussão nacional e levanta preocupação sobre segurança em áreas de mata no MS

Por: Nathália Santos

O corpo de um caseiro foi encontrado na região de mata em Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, após um ataque fatal de onça-pintada. O caso, que gerou grande comoção e repercussão nacional, ocorreu em uma área que, até então, era considerada um ponto turístico e um tradicional encontro de amantes da pescaria.

A vítima, Jorge Avalo, de 60 anos, que havia nascido e se criado na região, era profundamente conhecedor da mata e do comportamento dos animais silvestres. De acordo com pessoas próximas, ele convivia respeitosamente com a fauna local, sabia como lidar com os animais e mantinha um relacionamento de cuidado e atenção com a natureza. Apesar disso, não escapou do ataque.

Esse trágico episódio serve como alerta, especialmente para praticantes de atividades ao ar livre como caminhadas, trilhas e ciclismo.

APARIÇÃO DE FELINOS

A presença de felinos selvagens em regiões de mata não é novidade em Mato Grosso do Sul. Em locais como Três Lagoas, Castilho (SP) e Anaurilândia, já foram registrados a aparição de onças-pardas — outro tipo de felino que, embora menos imponente que a onça-pintada, também representa perigo.

ATIVIDADES EXIGEM CUIDADO

A comunidade local e autoridades ambientais pedem atenção redobrada. Ciclistas que costumam pedalar sozinhos ou em grupos nos fins de semana, explorando trilhas e regiões mais afastadas, devem sempre informar alguém sobre o trajeto, evitar áreas pouco conhecidas e considerar o uso de apitos ou outros dispositivos que afugentem animais selvagens.

Embora casos como o de Aquidauana sejam raros, eles evidenciam que o risco existe — mesmo para quem conhece profundamente a região. O respeito à natureza deve vir sempre acompanhado da consciência de que, por mais harmônico que pareça, o ambiente selvagem é imprevisível.

O QUE FAZER AO ENCONTRAR COM ANIMAL SILVESTRE?

Conforme recomendações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é recomendado que, ao encontrar um animal silvestre, deve-se manter distância, evitar movimentos bruscos e não tentar capturá-lo, além de acionar as autoridades competentes, como o Corpo de Bombeiros no 193 ou a Polícia Militar Ambiental.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.