28.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de abril de 2025

JBS multiplica por 7 frota de caminhões elétricos e evita emissão de 5,2 mil toneladas de CO₂

Volume evitado equivale à absorção anual de CO2 de 237 mil árvores adultas ou a 1.080 voltas de carro ao redor do planeta 

A JBS multiplicou por 7 sua frota de veículos 100% elétricos nos últimos 3 anos, evitando a emissão direta de mais de 5,2 mil toneladas de CO₂ no período. O número equivale à absorção anual de CO2 de 237 mil árvores adultas ou a 1.080 voltas ao redor do mundo em um carro. Neste período, a frota da No Carbon, empresa da JBS especializada na locação de caminhões 100% elétricos, passou para 281 veículos. A empresa atende as marcas Friboi e Seara em todas as regiões do Brasil. Ao todo, esses caminhões já percorreram 12,5 milhões de quilômetros.

Para a JBS, a ampliação da frota de Veículos Urbanos de Carga (VUC) elétricos vai além do compromisso com a sustentabilidade ambiental – é uma estratégia de eficiência. “Investir em soluções sustentáveis alia compromisso ambiental e eficiência, contribuindo para a redução de impactos e a otimização das operações”, afirma Armando Volpe, diretor comercial da No Carbon na JBS.

“Além de minimizar a emissão de CO₂, os caminhões elétricos da frota No Carbon representam uma redução significativa nos custos operacionais e de manutenção em comparação aos modelos a diesel. É uma solução vantajosa para a JBS, para nossos parceiros e para o meio ambiente”, destaca Volpe. A No Carbon tem sido um pilar fundamental para a JBS na substituição dos caminhões a diesel usados pelos prestadores de serviços logísticos da Companhia por modelos elétricos.

Resultados como esse contribuem para impulsionar a eletrificação de frotas no Brasil. A adesão a veículos elétricos no país cresceu 173% nos anos de 2022 e 2023, segundo a pesquisa “Liderando a Jornada: Acelerando o ROI por Meio de Insights de Dados Confiáveis”, da Geotab, plataforma de gerenciamento remoto de veículos parceira da No Carbon.

Eficiência operacional

Os caminhões elétricos oferecem maior eficiência operacional, reduzindo significativamente o custo de abastecimento por quilômetro rodado. Eles aproveitam até 90% da energia disponível, em contraste com os 30% de um veículo a diesel. Além disso, as manutenções preventiva e corretiva são mais econômicas, pois há menos componentes a serem substituídos, como filtros de ar, óleo e combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor e bomba de injeção. Com manutenções mais rápidas, menos frequentes e até sete vezes mais baratas, a frota ganha em disponibilidade e produtividade.

Os caminhões da No Carbon têm capacidade para até 3 toneladas e são equipados com baús frigoríficos que mantêm os produtos resfriados e congelados dentro das normas exigidas – e o melhor: sem consumir a energia do próprio veículo. Com autonomia de até 150 km, são a solução ideal para operações urbanas.

Especializada na gestão de caminhões elétricos, a No Carbon atua em todas as etapas – da aquisição à operação dos veículos. Com o apoio de parceiros e o uso de telemetria e sistemas de georreferenciamento, a empresa tem contribuído para otimizar a logística da JBS, gerando ganhos em segurança e eficiência operacional. Além disso, o uso de caminhões elétricos está alinhado aos princípios do GHG Protocol, que orienta a medição das emissões de CO₂.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 280 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros.

No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 180 países.

A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.