Equipe da Polícia Militar Rural conseguiu recuperar as novilhas durante diligência. As reses foram roubadas da fazenda Santa Helena e encontradas na Estância Amaral, às margens da BR158 os animais já foram devolvidos ao proprietário
Como parte das ações da Operação Semana Santa 2025, a equipe do Policiamento Rural da Polícia Militar atendeu uma ocorrência de furto de gado – crime conhecido como abigeato – resultando na recuperação de parte dos animais subtraídos da Fazenda Santa Helena, localizada no município de Brasilândia.

Conforme o boletim de ocorrência que o Perfil News teve acesso, o gerente da propriedade informou que, no dia 14 de abril, um funcionário identificou a ausência de 11 novilhas. Após a contagem do rebanho, foi confirmado o furto, além da constatação de corte na cerca da fazenda, sinalizando entrada não autorizada.
A ocorrência foi registrada na delegacia local e, dias depois, novas informações levaram o gerente até uma propriedade denominada Estância Amaral, situada às margens da BR-158, onde novilhas semelhantes estavam sendo descarregadas por um veículo Ford F4000.

No local, os animais foram identificados como sendo os furtados, embora suas marcas originais tenham sido apagadas e substituídas por outras feitas a ferro, espalhadas em diferentes partes do corpo.
TERIA COMPRADO DE BOA FÉ

Dando sequência às diligências, a equipe policial se deslocou até outro sítio, onde os animais estariam sendo comercializados. O proprietário da área informou ter adquirido os bovinos de um terceiro, afirmando que o pagamento ainda não havia sido efetuado, pois aguardava a entrega de mais animais para completar o acordo. Também relatou que a documentação seria apresentada somente após o encerramento da negociação.
O suposto vendedor foi localizado e confirmou ter realizado a entrega dos animais, alegando que os cria em áreas de eucalipto e utiliza marcas diversas para identificação. No entanto, os policiais, ao verificarem os animais no local, constataram que a maioria apresentava apenas uma marca ou nenhuma, contrariando a justificativa apresentada.

A situação foi comunicada ao investigador responsável na Delegacia de Polícia Civil de Brasilândia, que acionou o delegado de plantão. Por orientação dele, a equipe policial acompanhou o gerente da fazenda na recuperação de 10 novilhas. Outras seis permaneceram na propriedade, sob custódia, enquanto o caso segue sob investigação.