Alunos da Escola Municipal Profª Maria Eulália Vieira, do do 9ª, participaram do programa Visita Guiada, na manhã desta quarta-feira (23). Ao todo, foram 70 estudantes, das turmas A, B e C, do turno matutino, que estiveram pela primeira vez, na sede do Legislativo Municipal.
O programa, coordenado pela Escola do Legislativo, tem o objetivo de colaborar com a educação formal das crianças e adolescentes, reforçando os conhecimentos sobre os poderes da República e, principalmente, sobre a importância do Poder Legislativo municipal na construção de uma cidade desenvolvida e socialmente justa.
A visita começa com atividades informativas mescladas com interação, visando fixar o conteúdo de forma lúdica. Enquanto a coordenadora da Escola do Legislativo, Mayara Zotelli, exibe slides com os conteúdos, ela vai questionando e provocando os alunos a expressarem os conhecimentos que já têm sobre os poderes, sobre a Câmara, a função e o trabalho de vereadores.
O presidente da Câmara, vereador Tonhão, esteve com os estudantes, durante o momento em Plenário – quando ocorre a exibição de vídeos, é feita uma breve divulgação sobre Os Poderes da República – e destacou a importância da política, falou da trajetória de vida dele, do respeito aos pais e professores, entre outros assuntos.
Da mesma forma, o vereador professor Pedrinho Júnior, também dirigiu algumas palavras aos jovens, com idade entre 14 e 15 anos, dizendo da importância de aproveitar a oportunidade para adquirir um novo conhecimento e quem sabe despertar o interesse de algum aluno de ser vereador também.
Para alguns estudantes foi uma nova forma de aprender.
R.P, de 14 anos, foi muito interessante entender melhor sobre os três poderes, cada função e ele afirmou que gosta muito de assuntos assim, adora geopolítica.
K.C, também e 14 anos, disse que nunca tinha vindo na Câmara antes e que foi muito interessante conhecer e saber mais sobre o poder legislativo.
Assuntos como leis e histórias das repúblicas já vem sendo abordados, nas disciplinas de Geografia e História, com as três turmas.
A diretora Mirian Cristina da Silva disse que sempre trazem alunos da escola para participar do programa, geralmente, do 5º ano, mas que desta vez, optaram por trazer do 9º nono, pois o programa Parlamento Jovem passou a valer, chegou as escolas e é preciso preparar os alunos para entender mais sobre a Câmara, o papel dos vereadores.
“O programa Parlamento Jovem favorece a socialização deles e é excelente pois fortalece eles, eles se sentem valorizados”, destacou a diretora.
Junto com ela, estiveram na visita a professora Érica Karla e as servidoras administrativas Sandra Costa e Daniela Gama.
O projeto tem o apoio da Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), que fornece o transporte dos estudantes. Para saber mais sobre o agendamento das visitas, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo ramal (67) 3509-6375.