Levantamento nacional divulgado nesta quarta-feira (23) pelo instituto Paraná Pesquisas revela um agravamento no índice de desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com a pesquisa divulgada pelo site Diário do Poder, 57,4% dos brasileiros reprovam a atual administração, enquanto apenas 39,2% ainda demonstram aprovação.
O número representa um aumento na rejeição em comparação com a sondagem anterior, realizada em fevereiro, consolidando uma diferença de 18,2 pontos percentuais entre reprovação e aprovação.
O estudo, que ouviu 2.020 eleitores entre os dias 16 e 19 de abril em 160 municípios dos 26 estados e no Distrito Federal, aponta que apenas 3,4% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Os dados mostram que a avaliação negativa é consistente: 48% classificam o governo como ruim (11,3%) ou péssimo (a maioria), enquanto 24,4% o consideram regular. Já entre os que avaliam positivamente, apenas 7,8% dizem que a gestão é “ótima” e 18,8% a consideram “boa”.
O Nordeste segue sendo o principal reduto de apoio ao presidente, com 50,4% de aprovação contra 45,4% de desaprovação. Ainda assim, a diferença entre os dois grupos caiu para apenas cinco pontos percentuais — a menor registrada até agora.
Nas demais regiões, a reprovação é expressiva. No Norte e Centro-Oeste, ela atinge 66,7%, enquanto apenas 30% aprovam o governo. No Sul, 62,9% reprovam a gestão petista, contra 33,4% de aprovação. Já no Sudeste, 60,1% manifestam reprovação, e somente 37,2% aprovam a administração.
Queda contínua desde agosto de 2023
O Paraná Pesquisas também revelou o histórico da avaliação de Lula desde agosto de 2023. Na época, o petista contava com 54,3% de aprovação contra 40,1% de reprovação. Desde então, a tendência tem sido de queda constante na popularidade, culminando nos números atuais, os piores registrados até agora na série histórica conduzida pelo instituto.
Considerado um dos institutos com maior índice de acerto nas últimas eleições, o Paraná Pesquisas destaca o crescimento da insatisfação popular com a gestão de Lula e aponta um cenário desafiador para o Palácio do Planalto nos próximos meses.