27/09/2004 11h02 – Atualizado em 27/09/2004 11h02
Agora MS
O Rio das Pedras Country Club em Barretos, recebeu nos dias 13 a 24 de setembro nos 68o. Jogos Abertos do Interior 2004 do Estado de São Paulo, a nata do xadrez brasileiro e internacional e cinco enxadristas sul-mato-grossenses.
Disputaram o campeonato os sul-mato-grossenses Marcelo Lopes por Matão que foi medalha de bronze na categoria Sub 21 anos, Silvio Melo representando Araraquara, André Cavallieri na equipe de Lençóis Paulista e por Itápolis Paulo Cavallieri e Jairo Almeida que realizaram um grande intercambio técnico neste evento que é considerada a maior competição por equipes do Brasil .
Em Barretos se apresentaram os consagrados grandes mestres, GMI Henrique da Costa Mecking-(Méquinho)- representando o Município de Ilha Solteira; GMI Giovani Cortilho Vescovi,- considerado o melhor jogador brasileiro da atualidade, atuando por Santos; GMI Gilberto Milos Júnior, também de Santos; GMI Rafael Dualibe Leitão e o GMI uruguaio Andrés Rodriguez, ambos de Americana, outro destaque internacional, foi o cubano Neurib Delgado, competindo pelo Município de Osasco. Ainda participaram diversos Mestres Internacionais e Mestre FIDE entre os 280 enxadristas que foi um número animador para os dirigentes do xadrez paulista e brasileiro.
Este ano segundo o árbitro da Federação Paulista de Xadrez, Estevão Tavares Neto, a inclusão de mais uma cidade de cada região esportiva do Estado, além de aumentar o número de inscritos, possibilitou um melhor rendimento técnico, principalmente pela influência positiva de grandes nomes do xadrez brasileiro e internacional.
Nos 5 torneios que foram disputados, no principal deles a 1ª divisão do Xadrez Masculino a vitória foi da cidade de Santos, (20 pts) composta por Giovanni Vescovi, Gilberto Milos, Luis Coelho e Carlos Sega com 20 pts e foi seguida por Americana (19 pts) que tinha em suas fileiras, Rafael Leitão, Andrés Rodriguez, Vinicius Marques e Rodrigo Fernandes, no 3º lugar ficou Osasco,(17 pts) com Neuris Delgado, Jefferson Pelikian, Antonio Resende e
Wagner Madeira em 4º São José do Rio Preto ( 15,5), em 5º Ilha Solteira (14,5 pts), em 6º Serra Negra, em 7º Ribeirão Preto e em 8º Presidente Prudente.
No Masculino Livre:
1º) Santo André –
2º Cerquilho –
3º Mogi das Cruzes,
no Feminino Livre:
1º) São Caetano do Sul
2º Santo André –
3º São José do Rio Preto,
no Masculino 21
1º São Caetano do Sul
2º São José dos Campos
3º Matão a equipe de Marcelo Lopes e,
no Feminino 21
1º) Santos
2º) São José dos Campos
3º) Guarulhos