27/09/2004 11h15 – Atualizado em 27/09/2004 11h15
Midiamax News
O presidente do sindicato dos bancários de Campo Grande, José Carlos Rodrigues, informou ao MidiamaxNews que a greve da categoria, que começou no último dia 17, mantém pelo menos a metade dos funcionários paralisados. Por causa da pressão do sindicato patronal, alguns trabalhadores retornaram ao serviço, segundo Rodrigues. Mas isso não muda a posição da maioria: manter a paralisação até obterem resposta às reivindicações.
Hoje a Executiva Nacional dos Bancários deve se reunir, em São Paulo (SP), com o objetivo de avaliar os rumos da greve nacional da categoria. A partir daí serão repassadas as diretrizes para as regionais. Em algumas localidades, a Justiça do Trabalho já concedeu liminares determinando o retorno de parte dos grevistas ao trabalho. Esse é o caso do Ceará, onde a Justiça quer o retorno de 40% dos bancários.
Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luiz Cláudio Marcolino, a categoria quer defender o direito de realização da greve. “Os bancos estão entrando com ações na Justiça para impedir a realização de atos do movimento grevista. Isso é uma violação do direito de greve”, disse Marcolino.
A categoria pede um reajuste de 25% (reposição da inflação mais 17,68% de aumento real). Os bancos oferecem um reajuste de 8,5% e mais um adicional de R$ 30 para quem ganha até R$ 1.500.