27/09/2004 14h16 – Atualizado em 27/09/2004 14h16
Último Segundo
O Papa João Paulo II enviou 100 mil dólares ao Haiti para ajudar os desabrigados pelo furacão Jeanne na compra de artigos de primeira necessidade, como água potável, comida e medicamentos, informou o Vaticano nesta segunda-feira.
O dinheiro foi enviado pelo Conselho Pontifício “Cor Unum”, que se encarrega de distribuir a caridade do Papa e que já se entrou em contato com a Conferência Episcopal do Haiti.
O “Cor Unum” lembrou que o furacão Jeanne deixou mais de 2 mil vítimas na região de Artibonite e danos irreparáveis na agricultura da capital de Gonaives.
A situação causada é tal, segundo o “Cor Unum”, que a algumas áreas só se pode chegar de helicóptero. Em Gonaives, as águas destruíram uma enfermaria para portadores de Aids e um padre morreu. As casas destruídas constituem 80% do total, e 250 mil pessoas ficaram desabrigados.
Há quatro meses, o Haiti sofreu outra catástrofe devido às inundações de Rio Solei, que atingiram também a República Dominicana. Só no Haiti morreram 1.500 pessoas.
Na ocasião, João Paulo II enviou ao Haiti e à República Dominicana o arcebispo Paul Josef Cordes, presidente do “Cor Unum”, para levar uma mensagem de esperança e uma contribuição financeira para ajudar na reconstrução.