25/08/2011 06h46 – Atualizado em 25/08/2011 06h46
Plano de saúde Cassems descredencia com Hospital Nossa Senhora Auxiliadora e faz fusão com a Unimed
Com essa união de dois grandes planos de saúde, o objetivo é que o projeto pensado em conjunto, torne-se referência em saúde para o Bolsão
Rafael Furlan
O Hospital da Unimed de Três Lagoas passou a ser dividido junto a um dos maiores planos de saúde para servidores públicos estaduais em autogestão, a CASSEMS – Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul. O contrato assinado pelo Presidente do Plano Cassems, Ricardo Ayache, e pelo presidente da Unimed, Marco Lúcio Trajano dos Santos, repassa 50% da Unimed para a Cassems.
Um dos problemas que tem gerado polêmica em todas as esferas é a questão saúde. Com essa junção, pretende-se aumentar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos, tendo como foco a política de um atendimento humanizado e digno. Com diversos aparelhos, a Unimed realiza vários exames, inclusive o de Hemodinâmica, exame este de alta complexidade.
Parceria
O Hospital que antes era de um grupo de médicos foi comprado por um valor de mais de seis milhões de reais. Para o gerente regional da Cassems, Aelton Manoel Amâncio Oliveira, esse investimento deve ter um retorno favorável para os usuários dos planos. “Essa parceria já estava em discussão desde o ex presidente, Lauro Sérgio Davi. Com o valor de seis milhões de reais, a Unimed e a Cassems entraram com 50% cada uma e adquiriram o hospital que hoje conta com mais de 10 mil metros quadrados”, ressalta.
Essa fusão irá abrir portas para outros médicos especialistas. “Será muito mais fácil conseguirmos médicos de outras especialidades para atender os usuários dos planos, mudanças ainda estão por vir”, afirma Lauro.
Reformas
Várias reformas estão sendo feitas. Para o gerente administrativo da Unimed de Três Lagoas, Rafael Bastos Ribas, hoje o Hospital possui 41 leitos, desses 5 são destinados para aqueles usuários que precisam do serviço de uma unidade de terapia intensiva. “Com essa parceria, pretendemos construir mais 15 leitos. O projeto já foi aprovado pela vigilância sanitária e estamos no processo de cotação de materiais”.
As obras deverão iniciar em setembro e a tendência é que o município de Três Lagoas passe a contar também com aparelho de tomografia, mamografia e ressonância magnética. O local mais próximo para a realização da ressonância magnética é a cidade de Andradina, no Estado de São Paulo.
Descredenciamento com o Hospital Auxiliadora
O descredenciamento do plano de saúde Cassems com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora ocorreu pois houve uma mudança administrativa e de gestão. Aelton fala que esse cancelamento ocorreu “pois a direção do Auxiliadora resolveu contratar uma consultoria para verificar o melhor caminho para o hospital e quis impor para que os planos de saúde pensassem em uma tabela muito acima da realidade e isso foi o que ocasionou o descredenciamento”. Finaliza
Ainda de acordo com o gerente regional, “o projeto é para que o Hospital da Unimed em Três Lagoas, que agora é gerido pela Unimed e Cassems, torne-se referência para toda a região do Bolsão”.