19/04/2012 18h23 – Atualizado em 19/04/2012 18h23
A imprensa, a classe política e a sociedade estão consternados com o passamento do grande poeta e radialista Toninho do Arapuá
Toninho sempre foi companheiro de todos e por isso era uma pessoa muito querida da sociedade. Sua ausência será sentido por todos
Caldeirão do Bolsão
PRESENÇA CATIVA
Ele era presença cativa nas sessões da Câmara de Três Lagoas. Poderiam faltar até os parlamentares, mas fazia chuva ou sol lá estava ele participando e atento aos debates dos legisladores. Descanse em paz, grande amigo!
MORDOMIA SOBRE RODAS
O prefeito de Bataguassu, João Lemes, justifica em sua defesa junto ao Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado que a compra da SW4 de R$ 173 mil para seu gabinete ocorreu de forma legal, com licitação e tudo que manda da lei.
IMORAL
A questão é que nem tudo que é legal pode ser considerado moral. Daí a observação do TCE que considerou o desejo do prefeito uma mordomia fora da realidade, que afronta o “princípio da eficiência e moralidade”.
CONTRADIÇÃO
O que chama a atenção no episódio da mordomia, é o perfil ideológico do prefeito, filiado ao PT, partido que se apresenta como paladino da moralidade. O problema é que o poder entorpece e deslumbra. Como dizia o saudoso Ramez Tebet, o poder não muda, mas revela as pessoas.
A DEFESA
João Lemes justificou ao MPC (Ministério Público de Contas) que a camionete de luxo é necessária porque ele tem que percorrer zonas de exportação e estradas ruins ‘com a devida segurança’, mas o TCE, como qualquer leigo, entende que um utilitário básico, pela metade do preço, atenderia a todos esses requisitos de ‘segurança’ e até conforto.
É FATO
Para finalizar o assunto, o Caldeirão disponibiliza cópias do processo para que o leitor tire suas próprias conclusões. Diz o ditado: “Contra fatos, não há argumentos”, portanto…
ESQUENTANDO
O pré-candidato tucano à prefeitura de Bataguassu, delegado de polícia Pedro Caravina, que inclusive já se licenciou do cargo, informou ao Caldeirão que está participando de várias reuniões com correligionários do PSDB, bem como de outras agremiações políticas do município.
CHAPA FORTE
Segundo ele, a intenção é compor uma chapa forte e representativa junto à sociedade para marcar uma posição firme na campanha eleitoral que se avizinha.
PROJETO
Agora com mais experiência e traquejo político, Caravina pretende liquidar a fatura sem muitos sobressaltos. Para isso vem trabalhando insistentemente para vingar seu projeto de administrar o município.
INGRATIDÃO
De fato, o prefeito João Carlos Lemes, ao negar apoio aos seus parceiros da administração, preterindo todos para apoiar o ex-deputado Akira Otsubo à sua sucessão, mostrou muita ingratidão àqueles que sempre estiveram ao seu lado nos momentos mais difíceis da sua primeira gestão administrativa.
POR POUCO
Na primeira administração, João Carlos por pouco não foi cassado pela Câmara. Perdeu aí dois anos, defendendo de tudo e de todos, gastando rios de dinheiro com advogados.
DEGOLADOS
Naquela época, alguns valiosos companheiros que o ajudaram se eleger foram degolados, perdendo cargos na administração. Desses, o empresário Ulisses Galvan, injustamente foi acusado de desvio por um vereador, sobrinho do prefeito.
PROVANDO A INOCÊNCIA
Galvan encontrou no ex-juiz e advogado Ailton Stroppa Garcia sua inocência. O ex-secretário conseguiu provar na justiça que em nenhum momento agiu de forma improcedente quando servia no primeiro escalão.
ASPONES
No último ano da administração, o que restou do staff do prefeito foram aspones (assessor de porra nenhuma) sem brilho e desenvoltura política para tocar a máquina. Ainda por cima, alguns desses blindam o nobre alcaide de qualquer contato com a imprensa.
E AGORA JOSÉ?
Blitz da Polícia Militar apreendeu oito ônibus e uma van de transporte escolar que estavam com diversas irregularidades. Pais dos alunos foram acionados para buscar seus rebentos nas escolas. E agora, como fica a situação?
EM DIA
Segundo informou o subcomandante do 2º BPM, major Élcio Almeida, os veículos só serão liberados depois de sanadas as irregularidades e com documentação em dia. Enquanto isso, a situação fica complicada para os alunos que não têm nada a ver com o problema.
MEDIDA EXEMPLAR
Por outro lado, a ação da Polícia Militar deve ser aplaudida e apoiada pela população. Afinal é grande a responsabilidade dessas empresas de transporte escolar, que deveriam andar conforme determina a lei.
POR QUE SÓ AGORA?
Esse trabalho há muito deveria ser feito em Três Lagoas. Aliás, não só por aqui, mas em todo município que dispõem desse tipo de transporte.
VOLTA À AULA
Falando nisso, centenas de motoristas e motociclistas que foram flagrados conduzindo seus veículos com alguma irregularidades tiveram que participar de palestras e vídeos educativos sobre o trânsito para não serem penalizados com multas.
ACIDENTE FATAL
Já que o assunto é trânsito, mais uma ocorrência com vitima foi registrada pelas autoridades de Três Lagoas. Dessa vez aconteceu na Avenida Rosário Congro, onde uma senhora de 57 anos perdeu a vida quando um caminhão passou sobre ela ao fazer uma conversão. Isso em plena campanha da Semana Municipal de Trânsito. Uma lástima.
PARA REFLETIR
“Quando Deus fecha uma porta, ele pode estar abrindo uma janela”. (Autor Desconhecido)