15/03/2014 09h02 – Atualizado em 15/03/2014 09h02
Conjuntura
Coluna diária com os mais diversos tópicos políticos do Mato Grosso do Sul
Williams Araújo
CACHIMBADAS
De forma inteligente, o novo prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), foi ouvir conselhos de experientes políticos na Assembleia Legislativa. Lá, ele sentou-se com o presidente da Casa, Jerson Domingos (PMDB), e com o deputado Londres Machado, presidente do PR, para discutir um pacto que lhe garanta a governabilidade nesses quase três anos de mandato que faltam.
Diferentemente do antecessor, prefere governar com a maioria e ter tranquilidade em suas tomadas de decisões. Afinal, o tempo urge.
XADREZ
Outra grande tacada de Olarte foi manter Semy Ferraz na secretaria de Obras. Com isso, ele pode abafar possíveis discursos ácidos dos petistas na Câmara e, de quebra, dar continuidade ao bom trabalho desempenhado por ele até aqui. Petista histórico e ex-deputado estadual pela legenda, Semy só não conta com a simpatia do governador André Puccinelli (PMDB), com quem tem demandas judiciais antigas.
Isso evita, também, que a conta a ser paga pela cassação não seja debitada na fatura do italiano.
FÊNIX
O homem que provocou o maior ‘sururu’ da política sul-mato-grossense com bombásticas declarações, teve seu diploma de suplente de deputado estadual validado pela corte maior da Justiça Eleitoral. Isso significa dizer que, se houver uma vacância na Assembleia Legislativa e for de sua coligação, ele poderá assumir o cargo.
O nome em questão é do tucano Ary Rigo, conhecido por suas atuações parlamentares e por ter inadivertidamente botado a ‘boca no trombone’ sem saber que estava sendo gravado.
MENOS UM
Dos cinco vereadores da Capital tutelados pela justiça eleitoral, um escapou de vez da guilhotina e agora pode dormir sossegado. É Mário César (PMDB), presidente do Poder Legislativo e figura de destaque durante o processo de cassação do ex-prefeito Alcides Bernal. Permanecem ainda na berlinda Paulo Pedra (PDT), Thaís Helena (PT), Delei Pinheiro (PSD) e Alceu Bueno (PSL).
Mas como diz antigo ditado: porteira que passa um boi passa uma boiada.
DESAFIO
Famoso pelos testes proctológicos feitos em seus pacientes, o médico urologista e vereador Jamal Salém (PR) decidiu emprestar seus conhecimentos para comandar a saúde da Capital.
Ele vai se incorporar aos demais escolhidos do prefeito Gilmar Olarte e tentar dar respostas mais rápidas à população que há tempos cobra por uma saúde mais humanizada.