28.2 C
Três Lagoas
sábado, 23 de novembro de 2024

Dia da Mentira ainda incentiva pessoas a aplicarem “pegadinhas”

01/04/2014 10h19 – Atualizado em 01/04/2014 10h19

O Perfil News já participou da brincadeira, postando notícias que não eram verdadeiras, mas que minutos após a postagem no site foram desmentidas

Léo Lima com informações

O Dia da Mentira, também conhecido como Dia dos Bobos, é celebrado no dia 1º de abril e é uma data onde as pessoas contam mentiras e pregam peças em seus conhecidos por pura diversão.

O Dia da Mentira é comemorado por crianças e adultos, e existem brincadeiras que persistem por vários anos, alguns chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas em geral, são brincadeiras saudáveis.

Após o desmentido, costuma-se dizer “pêta; primeiro de abril”. A palavra “pêta”significa mentira, embuste, fraude, logro, balela, engodo, burla, engano. (Veja abaixo um “belo” exemplo disso tudo, colaboração do colega jornalista Marco Asa)

DEU NO PERFIL

Há algum tempo atrás, o **Perfil News* postou cinco reportagens que causaram alvoroço na cidade e na região, alcançando até terras estrangeiras. As cinco matérias fictícias movimentaram Três Lagoas, provocando rebuliço.

As matérias foram tão bem produzidas, tão originais, que por pouco não se tornaram verdadeiras. Isto, porque a direção, meia hora após a postagem das notícias, tirou-as do ar e publico nota desmentindo as informações.

SURGIMENTO

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1° de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1° de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fools’ Day, “Dia dos Tolos (de abril)”; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, literalmente “peixe de abril”.

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

PEÇA

GOVERNO E CONGRESSO CORTAM GASTOS EM 80% PARA INVESTIR EM SAÚDE E EDUCAÇÃO

(Marco ASA) – A Presidente Dilma Roussef, juntamente com os presidentes do Senado e na Câmara, Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves, anunciaram medidas histórias que visam moralizar a administração pública. Os dois poderes cortaram em 80% os custos de manutenção das duas estruturas e todo o dinheiro será investido diretamente na construção de escolas federais de ensino fundamental e médio, além da construção de hospitais-modelo em todas as capitais brasileiras.

Para se ter uma ideia do montante de dinheiro aplicado, somente o Congresso Nacional gasta, em custeio, quase R$ 9 bilhões ao ano. Então, serão R$ 7,2 bilhões aplicados no no plano, apelidado de “investimento onde realmente importa”. O Executivo investirá outra montante similar.

Para conseguir obter esse dinheiro, os dois poderes tiveram que dispensar praticamente todos os cargos de confiança. Cada parlamentar contará apenas com dois auxiliares. Todas as “mordomias”, como combustível à vontade, passagens aereas livres e planos de saúde ilimitados para todos os familiares foram cortados temporariamente.

A presidenta Dilma Roussef disse que a medida deverá ser seguida por todas as prefeituras e câmaras municipais brasileiras. “Trata-se de uma medida emergencial e crucial. O povo brasileiro não aguenta mais pagar tantos impostos sem ter recurso nenhum e ver seus políticos com gastos ilimitados. Ou tomamos essa decisão agora, ou corremos o risco de perder o estado democrático que conquistamos”, disse a presidenta, visivelmente emocionada.

Nota: Infelizmente, a notícia acima é falsa, 1o. DE ABRIL! Mas, quem sabe um dia….

(Marco Antônio dos Santos Araújo, ou Marco ASA, é jornalista, publicitário e escritor. Contato pelo e-mail:[email protected])

Neste 1° de Abril, são comuns as brincadeiras entre as pessoas, usando de informações mentirosas (Foto: Google)

Jornalista e escritor Marco Asa, provocando pegadinha e ilustrando a matéria do Perfil News (Foto: Arquivo Pessoal)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.