15/04/2014 08h21 – Atualizado em 15/04/2014 08h21
Conjuntura
Coluna diária com os mais diversos tópicos políticos do Mato Grosso do Sul
Williams Araújo
MUTAÇÃO
Tem gente apostando na candidatura do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) à sucessão do governador André Puccinelli (PMD). Embora nunca tenha escondido essa pretensão de ninguém, o tucano vem trabalhando firme, neste momento, mas para consolidar uma aliança com o PT e compor a chapa na condição de postulante à vaga ao Senado.
No entanto, o que poderá ocorrer lá na frente é uma incógnita pra todo mundo. A política é tão dinâmica que muda da noite para o dia.
SÃO TOMÉ
A campanha eleitoral deste ano começa a esquentar pra valer em todos os sentidos, inclusive até quanto à veracidade de pesquisa de intenção de voto divulgada recentemente na Capital. O autor do pedido para ter acesso à coleta de dados do instituto responsável pela tabulação do resultado é o diretório regional do PSDB.
Com aval do órgão, os tucanos vão se debruçar na documentação para verificar se o instituto cumpriu todas as normas da legislação eleitoral.
PRESENÇA ILUSTRE
O senador Valdir Raupp, vice-presidente nacional do PMDB, já confirmou presença e vai reforçar o encontro do partido agendado para o próximo dia 26 em Dourados. No evento, penúltimo previsto, o pré-candidato da legenda, Nelsinho Trad, deve receber o apoio de lideranças partidárias, empresariais e de simpatizantes de sua candidatura para suceder o governador André Puccinelli (PMDDB) ao Parque dos Poderes.
Além do engajamento, a legenda busca subsídios para montar seu projeto de governo.
MAIS UM
O PSL (Partido Social Liberal), liderado pelo vereador da Capital, Alceu Bueno, decidiu apoiar a candidatura de Delcídio ao Parque dos Poderes nas eleições deste ano. Essa adesão veio após o petista contabilizar junto ao seu projeto de governo as participações do PDT, PC do B, PROS, PTC e PV.
Bueno disse que esse era um desejo pessoal, mas que ganhou a simpatia de todos os integrantes do partido. Sua atuação no Legislativo deverá ser pautada por essa nova opção.
FOCO
Enquanto cada partido busca seu espaço para se valorizar diante das eleições que se aproximam, o PSD resolveu investir em discussões sobre as drogas. Tanto no plano nacional quanto em terras sul-mato-grossenses, a sigla debateu ontem o tema no recém-criado ‘Espaço Democrático’ via internet para todo o país.
O assunto é relevante e precisa mesmo começar a ser visto pelos partidos como o grande mal do século 21. A iniciativa é digna de aplausos.