30.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de julho de 2024

CONJUNTURA

13/05/2014 08h12 – Atualizado em 13/05/2014 08h12

Conjuntura

Coluna diária com os mais diversos tópicos políticos do Mato Grosso do Sul

Williams Araújo

MAIS LIVRE

Quem mais ganha com a candidatura de Reinaldo Azambuja (PSDB) ao Parque dos Poderes é a peemedebista Simone Tebet. Ele era a pedra em seu sapato na luta pela vaga ao Senado, onde ambos despontavam como favoritos.

Sem o tucano no páreo, ela começa a projetar um caminho menos tortuoso para chegar lá. Isso, porém, não á garantia de vitória e ela sabe disso. A luta pela vaga está aberta e ela leva a vantagem de estar a mais tempo na estrada.

TENDÊNCIA

É quase de praxe o vencedor da disputa pelo governo eleger o candidato ao Senado de sua chapa. Pelo menos é o que tem registrado a história política de Mato Grosso do Sul. Como a eleição deste ano tem forte tendência a um confronto de segundo turno, a luta pelo Salão Azul do Congresso fica mais equilibrada.

Nesse caso, três fortes nomes vão tentar se sobressair nas urnas e garantir a vaga no dia 5 de outubro.

NOVA OPÇÃO

A campanha de Reinaldo Azambuja deve vir com inovação na disputa pelo governo. Sem a tradicional polarização PMDB/PT, de cuja fórmula o eleitor está cansado, o tucano dá essa opção ao eleitor e abre espaço aos aliados na construção do seu projeto para Mato Grosso do Sul.

Sem citar nomes, por enquanto, Reinaldo disse apenas que os cargos de vice e senador serão abertos àqueles que vierem a compor sua chapa.

PROPOSITIVAS

Prevendo uma campanha de ferozes ataques, o candidato petista ao Parque dos Poderes, Delcídio do Amaral, disse que não vai seguir por esse caminho. Antes mesmo de ser deflagrado o processo eleitoral, reclamou da baixaria que, segundo ele, começa a pipocar.

Disse que vai levar sua mensagem ao povo com propostas e sem ataques pessoais. Entretanto, espera que seus adversários também façam o mesmo e enveredem por esse caminho.

SURPRESAS

As pesquisas de intenção de voto para o governo daqui pra frente começam a mudar radicalmente seus resultados. A entrada de Reinaldo Azambuja na disputa vai alterar os percentuais hoje divididos apenas entre Delcídio do Amaral (PT) e Nelsinho Trad (PMDB).

Portanto, a próxima consulta popular deverá trazer um quadro mais real e mostrar qual vai ser a tendência do eleitorado. A próxima pode se transformar numa ‘caixa de pandora’.

CONJUNTURA

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.